
Os cinco projetos prioritários do Polo de Agricultura Irrigada do Norte e Noroeste Capixaba, dentre todos os que foram levantados na oficina realizada no mês passado, em Pinheiros, foram definidos pelo Grupo Gestor em reunião híbrida comandada pelo coordenador Thiago Orletti, presidente da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes).
Com isso, o Grupo Gestor cumpre mais um passo importante para a criação em tempo recorde do polo pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o que deverá ocorrer ainda este ano, na avaliação da diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Rego.
O Grupo Gestor, formado por 17 representantes de diferentes entidades e setores, deu prioridade a projetos estruturantes que darão suporte a todos os demais que serão implementados posteriormente, alcançado os 32 municípios capixabas que integrarão o polo – além de todos os municípios ao Norte do rio Doce, estarão no polo Aracruz, Itarana e Itaguaçu, que também integram a região da Sudene, e São Roque do Canaã, que reivindicou sua inclusão e foi aprovado durante a oficina.
Os projetos prioritários eleitos pelo Grupo Gestor, na reunião realizada nesta quinta-feira, 16:
1- Patrulha mecanizada composta por máquinas que serão utilizadas na construção de barragens na região do polo, sob gestão da Assipes.
2 – A instalação de 12 estações meteorológicas em locais onde foram identificados “buracos” por técnicos do Incaper, bem como sua integração à rede de monitoramento estadual.
3 – Estudo de mapeamento e potencial de uso de águas superficiais e subterrâneos na região, numa parceria que envolverá o Ifes/Nova Venécia, órgãos estaduais e, possivelmente, a Universidade Federal do Ceará.
4 – Construção de pontes, barragens e poços artesianos a partir dos dados levantados no estudo de gestão dos recursos hídricos.
5 – Diagnóstico, através de reuniões presenciais, das particularidades de cada município do polo, identificando-se suas demandas e potencial de produção, e transferência de tecnologias (extensão).
(Da Redação com José Caldas da Costa)
Comente este post