Em edição extraordinária do Diário Oficial da União neste domingo (24), o Governo Federal reconheceu estado de emergência, em função das chuvas, em 13 municípios do Espírito Santo, conforme decretado pelo governador Renato Casagrande: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
A Portaria 992, de 24 de março de 2024, foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIRD) já havia despachado no final de semana o coordenador de Defesa Civil para a região da catástrofe e pediu a mobilização das Forças Armadas para apoiar o Espírito Santo.
Nesta terça-feira (26), o governador Renato Casagrande viaja para Brasília, onde se encontrará com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e outras autoridades federais para pedir ajuda no socorro às vítimas e na reconstrução das cidades.

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), presidente da Frente de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura, viajou nesta segunda-feira (25) para Brasília, onde teve agendas na Vice-Presidência da República, ocupada por Geraldo Alckmin (PSB) e no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, onde se encontrou com o chefe de gabinete do secretário nacional de Defesa Civil, Wesley Felinto, onde agradeceu o reconhecimento do estado de emergência no Sul capixaba.
“A partir de agora, as cidades podem receber recursos diretos tanto do Governo do Estado quanto Federal. E, depois, a Defesa Civil nacional tem condições de encaminhar recursos para a reconstrução de infraestrutura e das casas destruídas”, disse Mazinho. (Da Redação)
https://tribunanorteleste.com.br/seis-pessoas-continuam-desaparecidas-em-mimoso-do-sul-cidade-tem-17-mortos-apiaca-tem-dois/
Comente este post