Os governos Federal, Estadual e a Prefeitura de Barra de São Francisco, definiram as regras para o expediente de servidores em dias de jogos do Brasil, bem como a Febraban definiu os horários de funcionamento das agências bancárias.
Até o momento, em Barra de São Francisco, apenas o comércio ainda não tem horário definido, mas a maior parte das lojas, inclusive supermercados, deve fechar as portas às 11h30 e voltar após o jogo do Brasil, que começa ao meio dia desta sexta-feira, 9. (Saiba mais abaixo).
De acordo com as orientações, publicadas no Diário Oficial (DIO) do Espírito Santo, o expediente do Governo do Estado será das 8h às 14h no dia da estreia, 24, das 7h às 12h, no dia 28 e novamente das 8h às 14h no dia 2 dezembro, quando se encerra a fase de grupos.
Já nas quartas de final, o Governo do Estado decretou que não haverá expediente na próxima sexta-feira, ficando todos os servidores da administração direta, autarquias e fundações, liberados. Apenas os serviços essenciais vão funcionar.
Em Barra de São Francisco até o momento, está definido que os órgãos não essenciais da Prefeitura vão funcionar das 7h às 11h, e não retornam após o jogo do Brasil.
Já os servidores da União não terão expediente na próxima semana. As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, os contratados temporários e os estagiários.
Comércio e bancos
A CDL de Barra de São Francisco elaborou um documento, que foi enviado a todos os seus associados na semana passada onde explica que não houve acordo com o Sindicomérciários para definir horários de fechamento das lojas nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.
De acordo com entidade empresarial, o comércio lojista pode funcionar em horário normal nos dias dos jogos da seleção, mas sugere que, caso a loja ou prestador de serviço não queira liberar os funcionários, que coloque um aparelho de TV para eles assistirem à partida.
A entidade sugere ainda que, nos dias em que os jogos começam às 16h, os funcionários sejam liberados pelo menos 15 minutos antes e só voltem ao trabalho no dia seguinte.
O Sindicomerciários, por sua vez, disse que tentou negociar um acordo geral com a CDL para os dias de jogos do Brasil, mas não obteve sucesso.
“Não há nada que impeça os comerciantes de abrirem as lojas no horário dos jogos, portanto, a liberação ou não do funcionário dependerá só da empresa”, informa Poliana, do Sindicomerciários.
Nossa reportagem conversou também com vários lojistas, inclusive supermercados e nenhum deles disse ter definido como será o funcionamento no horário dos jogos da seleção.
Nas lojas Mercadão, segundo um funcionário, provavelmente, todos serão liberados um pouco antes dos jogos às 16h e só voltarão no dia seguinte, mas, no dia do jogo às 13h, eles deverão ser liberadores uma hora mais cedo, para o almoço, e retornarem logo após o fim do jogo.
A gerente de um supermercado do centro da cidade disse que a rede ainda não definiu como será o horário, mas espera que haja a liberação dos funcionários nos jogos das 16h e no das 13h, haja televisão para os funcionários assistirem a partida.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que terá horários especiais de atendimento ao público em agências bancárias de todo o país nos dias em que a seleção brasileira jogar na Copa do Mundo 2022.
De acordo com a entidade, a decisão pelos horários alternativos considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências. Os bancos devem afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público.
Quando o jogo começar às 12h:
Das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30 em Estados com horário igual ao horário de Brasília.
Das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30 nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília.
Das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30 nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília.
Das 8h às 12h nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília).
Vale destacar que os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição. (Da Redação com g1 e Agência Brasil)
Comente este post