A cidade de Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, recebeu nesta quinta-feira (12) a primeira audiência pública para discutir a elaboração do Orçamento 2026 do Governo do Estado. O evento marcou o início do ciclo de encontros promovidos pela gestão estadual para ouvir sugestões da população capixaba sobre onde devem ser aplicados os recursos públicos no próximo ano.
O governador Renato Casagrande participou da audiência ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço e de secretários estaduais. Em sua fala, Casagrande destacou a importância de ouvir as demandas da população para direcionar os investimentos estaduais.
“Cada cidade e região têm suas prioridades. Aqui em Ecoporanga, por exemplo, a maior demanda é na área da saúde, e já estamos trabalhando em diversas iniciativas. As audiências públicas são fundamentais porque as sugestões da população são registradas e ajudam a nortear as ações do governo”, afirmou o governador.
O encontro reuniu moradores de 16 municípios das microrregiões Noroeste e Nordeste capixabas. Os participantes puderam se manifestar diretamente ao microfone, propondo ações, obras e serviços que gostariam de ver contemplados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
A LOA é o documento que define como o dinheiro público será gasto pelo governo no ano seguinte. A proposta é elaborada pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e, após passar pelas audiências públicas, segue para análise e votação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
O secretário da SEP, Álvaro Duboc, conduziu os debates e reforçou o caráter participativo do processo. “É um momento de escuta e diálogo com a população. Esse tipo de construção conjunta é fundamental para que o orçamento reflita as reais necessidades dos capixabas”, disse.
O prefeito de Ecoporanga, José Luiz Mendes, anfitrião do evento, destacou a importância da cidade sediar a abertura da rodada de audiências. “É uma honra receber esse encontro. Isso mostra o comprometimento do governo com nossa região”, afirmou.
Próximas audiências
As audiências públicas vão acontecer em diferentes regiões do Espírito Santo até o início de julho. O próximo encontro será no dia 18 de junho, às 13h, em Linhares, no auditório da Escola Estadual Emir de Macedo Gomes. Nesta etapa, serão ouvidas as demandas das microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce.
Participação on-line
Quem não puder participar presencialmente pode enviar sugestões até o dia 4 de julho pelo site www.orcamento.es.gov.br. Para acessar, é necessário fazer login com o Acesso Cidadão ou a conta Gov.br.
No portal, o cidadão pode selecionar a microrregião, escolher áreas estratégicas de atuação e propor ações específicas. Também é possível registrar sugestões livres caso a demanda não se encaixe nas categorias disponíveis. (Da Redação com Governo do ES)
Comente este post