
A represa do rio do Sul, nos limites entre Pinheiros e Montanha, cuja construção foi indicada pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) ao governador Renato Casagrande como reforço ao enfrentamento à crise hídrica no Extremo Norte, entrou no radar do Governo do Estado para o próximo ano.
O próprio governador Renato Casagrande, durante encontro e entrevista coletiva à imprensa da região Norte, na manhã desta quinta-feira, 28)l, em Nova Venécia, anunciou que dará atenção ao pedido do deputado e determinará a elaboração do projeto de construção do reservatório a ser incluído no Programa Estadual de Represas, instituído desde a grande seca dos anos 2015-2016.
A construção da represa num canyon identificado e apontado pela Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes) no rio do Sul foi indicada pelo deputado Mazinho dos Anjos após a realização da oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, com a presença da diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Irrigação e Desenvolvimento Regional, Larissa Rego, e o pesquisador da Embrapa, Lineu Neiva, e a participação de mais de 100 pessoas representando a maior dos municípios incluídos no polo.
Lineu defendeu a ideia de contenção de águas dos mananciais, com liberação controlada, a fim de que os recursos hídricos sejam melhor aproveitados tanto para produção de alimentos quanto para abastecimento humano. “Água doce que corre para o mar nunca mais será aproveitada”, observou Lineu, maior especialista da Embrapa no tema irrigação.
Mazinho argumentou na indicação que a construção dessa represa vai reforçar a reserva técnica de água, além de fortalecer o lençol freático e aumentar o volume de nascentes e pequenos córregos da região. Engenheiro Florestal, o governador Renato Casagrande reforçou a parceria que tem com o deputado Mazinho dos Anjos.
“É importante que a gente lembre que temos um programa estadual de barragens, vamos inaugurar uma em Linhares e abrimos um edital para construir também em Aracruz. Sabemos dos grandes desafios hídricos do Estado. Essa barragem do rio do Sul o deputado Mazinho está lutando por ela e vamos fazer o projeto dela. Como é um investimento importante para o Extremo Norte do Estado, vai ter todo o nosso empenho e com certaza vamos conversar com o deputado Mazinho para que a gente posso contratar o projeto e executá-la para apoiar o agronegócio, que é importante para o Espírito Santo”, disse o governador.
Casagrande aproveitou para enfatizar os investimentos que tem feito no Noroeste do Estado, e salientou sua parceria com o deputado Mazinho e com o prefeito Enivaldo dos Anjos, de Barra de São Francisco. (Weber Andrade com José Caldas da Costa)
Comente este post