O coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, Thiago Orletti, e o sub-coordenador Érico Orletti, participam no próximo, 24, da primeira reunião geral de gestores de polos de irrigação de todo o País no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para traçar planos e metas para o ano de 2024.
São 12 polos reconhecidos no País pelo Ministério. O do Espírito Santo foi o 11º do programa e o primeiro a ser gestado e criado no atual Governo. Seu reconhecimento se deu por portaria da Secretaria Nacional de Irrigação no último dia 29 de dezembro, juntamente com o polo do Noroeste do Rio Grande do Norte.
O polo capixaba foi criado por iniciativa do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que fez as articulações que levaram à assinatura do convênio com a Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes), presidida por Thiago Orletti, tendo Érico como seu vice. A entidade é sedidada em Pinheiros, onde, além do café conilon, está sendo implementado o cultivo de grãos, como soja, trigo e milho.
O ministro Valdez Goes vai participar da reunião do próximo dia 24, segundo garantiu a diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Rego de Oliveira. “Vamos traçar as diretrizes nacionais e discutir programas, com o apoio do Ministério. Há projetos que são de competência dos Estados e outros que são federais. O objetivo é ampliarmos a área irrigada do País para aumentar a produção de alimentos”, disse Larissa.
Já está agendada também para o dia 22 de fevereiro, às 18h, na Câmara de Vereadores de Pinheiros, a primeira reunião do ano da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte do Espírito Santo, presidida pelo deputado Mazinho dos Anjos. O objetivo será discutir aspectos logísticos para escoar a produção do agronegócio da região, bem como as perspectivas da instalação de polos têxteis nas cidade.
Já está confirmada a presença do presidente do Grupo Petrocitty, José Roberto Barbosa da Silva, que atualizará com as lideranças locais as informações sobre os projetos de construção do Terminal de Uso Privativo de Urussuquara, da Petrocity Portos, em São Mateus, e do complexo ferroviário da Petrocity Ferrovias, com 2,1 quilômetros visando à ligação do vale do aço e do planalto central ao futuro porto no litoral Norte capixaba.
Também participa da reunião da Frente Parlamentar o empresário Marco Aurélio Costa Britto, CEO do Grupo GB e vice-presidente do Sindicato do Vestuário de Colatina (Sinvesco). Marco Brito é articulador das relações entre polos têxteis da região Norte e plataformas de distribuição online. Ele vai falar sobre perspectivas e ações necessárias para criação de polos têxteis em cidade da região. (Da Redação)

Comente este post