O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin virá ao Espírito Santo, a convite da Findes, no dia 27 de julho, para o evento de 65 anos da Federação. A expectativa é que o ministro assine, pessoalmente, a resolução da instalação da ZPE de Aracruz durante a cerimônia comemorativa.
Na quarta-feira, 19, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que o Estado será a sede da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil. A ZPE será instalada em Aracruz.
De acordo com a Findes, a instalação da ZPE vai ampliar ainda mais a participação da indústria capixaba no mercado internacional. A conquista deve ainda aumentar a produtividade e a competitividade da indústria local e atrair novos negócios para o ES, gerando mais empregos e renda para a população.
Segundo o portal gov.br, as Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
“As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. Para o Brasil, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social”, informa o portal governamental. (Conexão Safra)

Comente este post