Os primeiros conceitos sobre gerações tiveram início a partir do marketing americano no período pós Guerra, de modo que as definições marcaram novos padrões culturais e de consumo mundialmente. Envolvidos na preocupação de contemplar “a persona” de cada período, as marcas repensaram os padrões de sua comunicação com os consumidores e investem cada vez mais em propagandas mais plurais.
Entender o que pensam, como pensam e quais são seus hábitos são fatores fundamentais não apenas para quem quer vender para os nascidos em cada uma dessas gerações, mas também para quem quer conquistar seus corações. E, se profissionqais de marketing estão certos, conquistar pessoas é mais importante do que tentar obter seus votos.
Qual é a sua geração? Como ela se comporta? Qual é o seu comportamento de consumo?

Baby Boomers
– Nascida após a Segunda Guerra Mundial (entre 1945-1960)
Essa geração incorporou a palavra “trabalho” como nenhuma outra. Preza pela estabilidade financeira e costuma ser fiel a seus empregadores. Ainda incompreendidos pelas marcas, os consumidores dessa geração valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem
– Hábitos dos Baby Boomers
- Controle financeiro: seus gastos não excedem os ganhos
- Comprariam mais se a comunicação das marcas dialogasse mais com eles.
- No e-commerce, é a geração que mais busca por itens de moda.
- Lideram as compras de produtos e serviços de viagens.
- Passam 28 horas semanais em frente ao computador.
- 77% dos Baby Boomers comprariam mais se as marcas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.
- São mais leais e patriotas.
Geração X
– Nascidos entre meados dos anos 1960 e início dos anos 1980.
Cercada por grandes construções, trata-se da geração que ligou o motor do desenvolvimento, da globalização e da tecnologia. Esse grupo tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior
– Hábitos da Geração X
- Responsável pela maioria das decisões de consumo da família
- Gasta 66% mais com vestuário do que os Millennials
- Maior potencial para consumir produtos de luxo
- 77% preferem foco no produto em vez de causas ou ideias
- 85% preferem que as campanhas mostrem o produto da forma mais real possível
Millennials/Geração Y
– Nascidos entre a segunda metade da década de 1980 e a primeira metade dos anos 1990.
Buscam um propósito maior em suas atividades no ambiente de trabalho. A geração que vivenciou a revolução da internet também deu início à grande onda de empreendedorismo e startups. Por isso, entraram no mercado de trabalho acreditando que é mais importante estar feliz do que ter dinheiro.
– Hábitos da Geração Y
- Deixam a casa dos pais cada vez mais tarde
- Valorizam o consumo com propósito
- Abandonaram a ideia de posse e abraçaram o consumo compartilhado
- Críticos e exigentes nas compras
- 80% desejam que as marcas os entretenham
- 70% sentem a necessidade de compartilhar sua visão com empresas após uma boa ou má experiência
Geração Z
– Nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e 2009.
Os que nasceram nessa época já percebem os dispositivos digitais como algo natural em suas vidas. No Brasil, essa Geração Z já representa 20% da população do País. Chamados de “nativos digitais”, eles redescobriram o poder de comunicação dos vídeos e veem o YouTube como uma grande oportunidade de negócio
– Hábitos da Geração Z
- Personalização, evitando rótulos
- Relação mais crítica e consciente com as empresas
- Consumo como expressão de identidade
- 34% costumam realizar a prática de Webrooming (pesquisar on-line e comprar na loja física)
- Consumo médio de 23 horas de conteúdo em vídeo por semana
Geração Alpha
– Nascidos a partir de 2010
Tal qual a Z, a Alpha tem a tecnologia ocupando a centralidade de suas decisões. Serão monitorados e devem acompanhar uma profunda mudança nos processos de aprendizagem
– Hábitos da Geração Alpha
- Tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento e informação
- Reconexão com videogames
- Mais transparência na relação com seus pais
- Tecnologia como aliada do aprendizado
Fonte: https://consumidormoderno.com.br/a-qual-geracao-voce-pertence/
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