Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira (9) contra alvos do Primeiro Comando de Vitória (PCV) nos municípios de Vitória e Vila Velha, em cumprimento a decisão judicial expedida pela 2ª Vara Criminal de Vitória.
A Operação Alicerce está sendo realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), do Ministério Público Estadual, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo.
A investigação foi instaurada pelo GAECO/MPES para identificar ações criminosas atribuídas a integrantes da facção autointitulada Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atuam de forma organizada e contínua, planejando e executando delitos, especialmente o tráfico de entorpecentes e crimes correlatos, em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.
No decorrer das diligências, foi localizado e preso Jonathas Jesus dos Santos, conhecido como “Pavão”, contra quem havia mandado de prisão em aberto. Ele estava foragido da Justiça e é considerado um dos criminosos mais procurados do Estado.
Jonathas foi denunciado, recentemente, pelo MPES no âmbito da Operação Caça-Fantasma.
Os elementos probatórios colhidos demonstraram que ele exerce papel de destaque no tráfico de drogas e mantém associação com outros membros do PCV, sendo um dos responsáveis pelo gerenciamento de pontos de venda de entorpecentes na região do Bairro da Penha.
Pavão também possui vínculo de extrema confiança com Fernando “Marujo”.
A deflagração da operação contou com a participação de Policiais Militares da Diretoria de Inteligência (DINT), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do 4º Batalhão e do 1º Batalhão da Polícia Militar, que atuaram nas ações de busca e apreensão de objetos.
As investigações seguem sob sigilo.
Comente este post