Com o avanço da frente fria, os temporais que causaram estragos na região Sul podem se espalhar neste domingo, 19, pela área central do país devido ao aumento da umidade pelo continente.
O tempo continua abafado em 9 Estados e no Distrito Federal, com alertas vermelhos de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Climatempo e a meteorologia do Incaper preveem até 10 mm de chuva para este domingo, 19, em Barra de São Francisco e entorno. A temperatura máxima deve atingir novamente os 40°. Já na segunda-feira, a máxima prevista é de 34ºC, mas deve cair até 25 mm de chuva.
Os Estados sob aviso meteorológico de “perigo potencial” para tempestades:
Distrito Federal
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Espírito Santo
Mato Grosso
Goiás
Santa Catarina
Tocantins
Por causa dos temporais, de acordo com o órgão, as regiões podem ter chuvas de 100 milímetros por dia. Nas capitais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a previsão indica que pode chover até 50 milímetros.
Há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar até 100 km/h, e queda de granizo.
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo (Centro-Norte, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul), Minas Gerais (Zona da Mata) e no Rio de Janeiro (veja abaixo como ficam as temperaturas).
Fim dos recordes de temperatura
Em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todo o estado do Espírito Santo e no Distrito Federal, estão com aviso vermelho, de “grande perigo”, do Inmet.
Nessas localidades, as temperaturas ficam 5ºC acima da média, considerando por período maior do que cinco dias, segundo o Inmet.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. (Da Redação com Climatempo e Incaper)
Comente este post