Brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), fizeram trabalho de rescaldo nesta segunda-feira, 20, no Pico da Ibituruna em Governador Valadares. O cartão postal da cidade pegou fogo na tarde do domingo, 19, sob um calor de 41,6° C, máxima registrada no dia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio consumiu cerca de 66 hectares de mata e pasto.
O rescaldo é um trabalho cujo objetivo é eliminar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas.
Segundo o IEF, testemunhas contaram que uma pessoa, ao fazer a limpeza de um pasto, colocou fogo e a queima ficou descontrolada.
“As informações que a gente tem até agora, são de que uma pessoa estava fazendo uma limpeza de pasto, colocou fogo para fazer essa limpeza e deve ter perdido o controle”, explicou Rosane Nalon, gerente do monumento natural estadual Pico da Ibituruna.
Chuva
Por volta das 17h de segunda-feira, choveu em Governador Valadares, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 18, 2 milímetros. Volume baixo, mas, suficiente para ajudar a controlar o fogo.
“Contribuiu bastante. Ela não apagou o incêndio, o fogo perdeu força e não alastrou. Ele foi apagando durante a noite; foi perdendo força durante a noite”, disse Rosane.
Corpo de Bombeiros
Os bombeiros informaram que foram acionados por volta das 15h desse domingo. Os militares combateram o fogo até o anoitecer.
Por volta das 4h30 desta segunda, eles retornaram ao pico e realizaram monitoramento dos focos de incêndio com um drone em toda a área queimada. Não foram localizados focos de incêndios.
Conforme os militares, não foi possível calcular a área queimada. Este trabalho possivelmente será realizada pelo IEF juntamente com o bombeiro operador do drone no decorrer do dia.
Incêndios criminosos
“Não é o primeiro e nem vai ser o último”, comenta um valadarense que mora à margem do Rio Doce, logo abaixo da Ibituruna. “Na verdade, todo ano tem um incêndio ou mais incêndios por lá, de maior ou menos proporção e são quase todos propositais”, conta o morador, que pediu para não ter seu nome divulgado. (Da Redação com g1 Vales de Minas Gerais)

Comente este post