Onze prefeitos da região em torno de Unaí (MG), no Noroeste de Minas Gerais, participaram da audiência pública em que o presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, apresentou na tarde desta quarta-feira (9) o projeto de construção das ferrovias EF 030 e EF 355 na Câmara de Vereadores da cidade, evento que faz parte do processo de elaboração do Termo de Referência para o licenciamento ambiental dos projetos, que somam quase 2 mil quilômetros, ligando Campos Verdes (GO) ao Centro Portuário de São Mateus (CPSM).
O tema está entusiasmando as lideranças políticas e empresariais das regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais com as perspectivas de, nos próximos dez anos, ter um canal de exportação de sua produção agrícola, mineral e industrial através do único porto do Sudeste brasileiro, em área da Sudene, no litoral Norte do Espírito Santo. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara Municipal de Unaí (MG) e teve a participação de prefeitos, vereadores, empresários e deputados estaduais da região.

A manifestação do prefeito José Gomes Branquinho (PSDB), de Unaí, antecedendo a apresentação do CEO da Petrocity Group, expressou bem a forma como o anúncio está sendo recebido na região. Depois de fazer um relato do desenvolvimento da cidade e entorno, Branquinho disse que a construção de uma ferrovia é um sonho antigo de sua cidade. “Havia um projeto de Unaí a Pirapora e Luziânia (GO). Agora, estamos vendo que esse sonho vai acontecer e tem que acontecer o mais rápido possível. Vamos trabalhar juntos para desembaraçar ao máximo para a Petrocity Ferrovias”, disse Branquinho.
NO dia 11 de março, às 10 horas, a audiência pública será na Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco. Na sequência, o CEO da Petrocity deverá ir às cidades mineiras de Teófilo Otoni e Grão Mongo, que também sediará Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTACs).
MONTES CLAROS
Em Montes Claros, região Norte mineira, a audiência pública foi realizada na terça-feira (8) também na Câmara de Vereadores e contou com o apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e os projetos apresentados pela Petrocity Ferrovias foi considera “um megaempreendimento para o desenvolvimento de Montes Claros e das regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri”.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, participou representando o prefeito Humberto Souto. Além de vereadores e representantes de entidades de classe da região, a audiência pública híbrida teve a participação de integrantes do Governo do Estado e de deputados estaduais.
Guilherme Guimarães destacou: “Sabemos da amplitude e importância de uma ferrovia. E, nesse sentido, trazendo mais uma ferrovia integrada com transporte modal rodoviário, a região só tem a ganhar. É uma grande perspectiva, com futuro promissor para todos os envolvidos”.
Ainda em seu pronunciamento, Guilherme enfatizou que é de fundamental importância que o município de Montes Claros conheça antecipadamente o projeto para delimitar termos, de forma a evitar conflitos como os que existem hoje em relação às margens da linha férrea que já corta a cidade.
Edilson Torquato, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, frisou que a nova linha férrea “vem ao encontro de todo o investimento que o município e o Estado têm feito, principalmente na implantação do novo anel rodoviário, que pode ser um braço para o escoamento da produção na região”.
IMPORTÂNCIA
Presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa afirmou que “os debates são de fundamental importância, por iniciar o processo de implantação da ferrovia. Aqui está sendo o ponto de partida, onde vamos debater com autoridades e comunidades para apurar todos os dados necessários que vão nos ajudar na elaboração da nossa proposta”, registrou o site da Prefeitura de Montes Claros.
Com previsão de investimento da ordem de R$ 5 bilhões, o empreendimento irá contar com um aporte financeiro de investidores estrangeiros. De início, o projeto prevê a construção de uma nova estrada de ferro às margens da BR-381 até Barra de São Francisco, daí tomando o sentido Norte, Terminais de Transbordo em Barra de São Francisco, Teófilo Otoni, Grão Mogol, Montes Claros e Unaí.
O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Nilton Bispo de Sá, que é prefeito de Padre Carvalho, reforça a importância da estrada de ferro para o Norte de Minas.
“Será mais uma opção de escoamento da produção do Norte de Minas para o exterior, usando o Porto de São Mateus. A malha ferroviária terá uma extensão de quase 2.500 km e a ideia é que a nova ferrovia faça conexão com um novo terminal privado que será instalado pela companhia, permitindo o transporte de diversos tipos de cargas”, diz. (Da Redação com José Caldas da Costa)
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