A pedido do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), o encontro que estava programado para esta terça-feira, 21, em Barra de São Francisco, dos dirigentes da Petrocity Group foi adiado. A nova data do evento não está definida, mas deverá ocorrer em março próximo, ocasião, inclusive, em que outras autorizações já estarão assinadas pela empresa com o Governo Federal para a construção das quatro ferrovias de seu projeto logístico vinculado ao Centro Portuário de São Mateus.
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) considera que, em função das festas de fim de ano, haverá melhor aproveitamento com a realização do encontro mais adiante, “quando as pessoas poderão ter seu foco melhor direcionado”. Ele tem elogiado a atuação da Petrocity na condução de seus projetos e já faz planejamentos pensando no novo momento a ser vivido pelo município. No início do mês, aprovou por decreto o primeiro condomínio fechado do município, do Grupo Maurício Toledo.
Presidente do grupo Petrocity, José Roberto Barbosa também preside a Associação Brasileira de Executivos de Logística e Atividades Portuárias (Abelp) e comanda a estruturação dos projetos logísticos ferroviário e marítimo da Petrocity. Nesta última semana, foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, ligando Ipatinga (MG) a São Mateus. Antes, a empresa já havia conseguido a aprovação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030), ligando Barra de São Francisco a Brasília, que teve seu contrato de autorização assinado no último dia 9.
Agora, a expectativa é pela aprovação da Estrada de Ferrro Planalto Central, ligando Unaí (MG) a Campos Verdes (GO), e de seu ramal até Anápolis (GO), com 50km. Ao mesmo tempo que isso, dois deputados – Hercílio Diniz (MG) e Felipe Rigoni (ES) – assinaram Projeto de Lei reintegrando à malhar rodoviária federal a BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares. Atualmente, esse trecho de 302km está sob gestão dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo.
De acordo com o executivo da Petrocity, esse encontro “vai trazer maior clareza sobre os projetos para os participantes e maior certeza para nós, da Petrocity, que estaremos chegando no melhor ponto para integrar Barra de São Francisco (ES), Governador Valadares e Vale do Aço, onde estarão localizadas UTACs”.
“A UTAC de Barra de São Francisco terá uma característica diferente, porque fará a integração de cargas entre a EFMES e a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030), ligando a cidade capixaba a Brasília”, disse José Roberto. Através da UTAC de Barra de São Francisco os vagões poderão trocar de trilho, assim como em Unaí poderão ser transferidos entre a EFJK e a Planalto Central.
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Além de três ferrovias – EFMES, EFJK e Planalto Central, que liga Unaí (MG) a Campos Verdes (GO) -, a Petrocity ainda tem o projeto de construção de um porto com capacidade para 18,5 milhões de toneladas por ano, em São Mateus, o projeto de construção de termoelétricas na cidade capixaba e a construção de dois navios, no Estaleiro Enseada (BA), para usar no transporte de cabotagem. (Da Redação com José Caldas da Costa)
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