A falta de mão-de-obra qualificada em Barra de São Francisco, é um dos fatores apontados pela Contek Engenharia S/A para o atraso nas obras de recapeamento do trecho de 25,3 km entre a ES-320 (Três Vendas) e a sede de Água Doce do Norte.
As obras foram autorizadas em agosto, mas avançou muito pouco até o momento. De acordo com um funcionário da empresa ouvido pela nossa reportagem, o maior problema tem sido a falta de mão-de-obra qualificada, como motoristas de caminhão caçamba entre outros.
“A empresa está tendo que trazer muita gente de fora. Os motoristas contratados, por exemplo, são de Água Doce do Norte e Ecoporanga, porque os de Barra de São Francisco que foram testados não foram aprovados”, disse o funcionário que pediu para não ter seu nome revelado.
O mesmo funcionário disse que a empresa já tem cerca de 15 trabalhadores vindos de fora e morando em duas casas alugadas pela empresa.
“Agora, com o início das chuvas, a continuidade das obras ficará ainda mas difícil porque o terreno da rodovia, em boa parte, já tinha muita umidade e vai piorar”, relata.
A recuperação do trecho tem investimentos de R$ 85.152.718.11.
A obra faz parte do Programa Rodoviário do Estado do Espírito Santo BID IV (Programa Eficiência Logística do Espírito Santo – LOGÍSTICA ES), que visa ao aperfeiçoamento do nível de qualidade da malha rodoviária do Estado, com melhorias que buscam ampliar os níveis de segurança e economia de operação do transporte rodoviário.
“Faremos mil quilômetros de reabilitação e os primeiros trechos melhoram as rodovias de Linhares a Rio Bananal, outros no litoral Norte, que é um local importante na área portuária. A parte de implantação envolve um grande contorno em Jacaraípe, Praia Grande e Nova Almeida. Quanto melhor nossa infraestrutura, melhor a nossa logística, e diminui nosso custo, que é fundamental ao nosso Estado”, disse o governador Renato Casagrande em abril deste ano.
Para o diretor Presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, o objetivo do programa é contribuir para aumentar a competitividade do Estado do Espírito Santo. “Por meio da melhoria da logística de carga e sua integração nacional e regional, é possível atingir objetivos específicos, como melhorar o nível de serviço das estradas estaduais relevantes para as conexões portuárias, melhorar a conectividade da Rede Rodoviária Estadual com os portos, minimizando os impactos negativos nas áreas urbanas afetadas, além de melhorar a eficiência dos processos de intervenção rodoviária do DER-ES”, pontuou. (Da Redação)
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