O Espírito Santo registrou uma explosão de mortes violentas nas últimas 24 horas, acendendo um sinal de alerta para as autoridades que cuidam da Segurança Pública do Estado.
Foram oito ocorrências, entre as 6 horas do sábado (26) até às 6 horas deste domingo (27), sendo seis homicídios e duas mortes em confrontos com a Policia, ambas em Vitória: em Tabuazeiro, às 22h30, e um caso de evolução a óbito de um indivíduo ferido em confronto no dia 15.
O número de homicídios é três vezes maior do que a média diária mantida no painel do Observatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Os homicídios estão concentrados no Norte, mas houve um na Região Metropolitana e um em Alegre, no Sul do Estado: por volta da meia-noite um elemento foi assassinado no Morro da Querosene, região vulnerável da área Sul da cidade.
Vila Velha teve uma ocorrência, no local conhecido como Retiro do Congo, por volta das 22h30.
Um jovem identificado como Pablo Lopes, 21 anos, foi assassinado a facadas enquanto comemorava o aniversário de sete anos do sobrinho, na Associação dos Funcionários Públicos Federais.
O local é aberto a locações. Crianças brigaram e houve um de entendimento entre adultos, familiares das crianças. Um dos adultos se retirou e voltou armado com uma faca e atacou Pablo.
O município de Vila Vwkha registra elevação de 19% no número de homicídios em 2025 em relação a 2024.
REQUINTES DE CRUELDADE
Na Região Integrada de Segurança Pública Norte (faixa litorânea) foram quatro: dois em Linhares, em Pontal do Ipiranga (foto em destaque) e no bairro Aviso, no sábado, e um em São Mateus, na zona rural, nos primeiros minutos deste domingo (27).
Um homem de 30 anos foi morto a tiros durante uma festa pública em uma fazenda localizada em Nativo Barra Nova, na zona rural de São Mateus, Norte do Espírito Santo.
A Polícia Militar foi acionada após a suspeita de um homicídio por arma de fogo no local. A mãe da vítima disse que encontrou o corpo do filho próximo a uma cerca da fazenda.
O crime do bairro Aviso teve requintes de crueldade. Um corpo masculino foi encontrado na Estrada do Alphaville com 14 golpes de faca, a maioria na parte genital. Não havia documentos da vítima.
O quarto homicídio do Norte foi Vila Valério, que estava há 132 dias sem homicídios (mais de quatro meses), e teve uma ocorrência no Córrego Lambari, por volta das 8h30 da manhã de sábado (26).
ÁREA VIOLENTA
A área compreendida por Linhares, Sooretama e Rio Bananal registra um aumento de 30% nos homicídios em 2025 em relação a 2024. A pior dentre as quatro da Superintendência Norte da PC do Estado.
O Espírito Santo amanhece a cinco dias do final do mês com redução de -34,61% no número de homicídios em julho em relação a junho – 51 neste mês ante 78 no mesmo período do mês passado.
Em 207 dias de 2025, o Estado apresenta -16,5% de redução no número de homicídios – em 2024, nesse mesmo período, foram 514 ocorrências, e neste ano são 429 (a contagem é até zero hora deste domingo).
A projeção para o ano é de pouco menos de 760 homicídios, com índice de 18,44 homicídios por grupos de 100 mil habitantes.
Os índices por 100 mil habitantes da porção territorial Norte, com 26,8% da população capixaba, é três vezes maior do que as regiões Sul e Serrana. (Da Redação)
Ex-marido é suspeito de matar o atual da ex-esposa, em Linhares
Comente este post