Por Weber Andrade
Prestes a fazer seis anos de vida como Delbom, mas com mais de 20 anos e em franca expansão, o Laticínio Delbom Ltda está fazendo sua primeira investida no Espírito Santo, começando por Barra de São Francisco, mais precisamente no córrego Miracema, no antigo Laticínio Fazendinha, de propriedade de família do falecido José Jorge Poeira.
O encarregado da implantação do laticínio na cidade, Marcos Ramos, especialista em Gestão de Qualidade e Desenvolvimento de Laticínios, falou com exclusividade à reportagem do Tribuna Norte Leste, na manhã desta quarta-feira, 19, e disse que a empresa deve começar a operar dentro de 60 dias, aproximadamente.
“Nós arrendamos o antigo laticínio por 20 anos e já estamos em fase final de reforma e ampliação da unidade, primeira fora de Ipanema. Aqui vamos começar com o processamento de 30 mil litros de leite por dia, mas pretendemos chegar, rapidamente, a 60 mil litros e ir aumentando a capacidade dentro das condições de fornecimento da região”, explica.
E continua: “temos toda uma linha de produtos feitos a partir do leite, como queijos, iogurtes, manteiga e requeijão, todos produzidos com leite da melhor qualidade e com total cuidado e higiene.”

Para tocar o novo laticínio, Ramos informa que serão contratadas pelo menos 30 pessoas inicialmente, fora os empregos indiretos que serão gerados. Atualmente, a empresa gera vários empregos com mão-de-obra local para reforma do espaço.
“Quem quiser trabalhar conosco, pode entregar os currículos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Agência do Sine de Barra de São Francisco), ou trazer até aqui na nossa sede. Vamos selecionar profissionais de escritório e vários outros, com ou sem formação na área, mas se tiver, é melhor”, avisa o responsável pela empresa em Barra de São Francisco.
O prefeito Enivaldo dos Anjos disse que ainda não tinha conhecimento do novo empreendimento, mas colocou a prefeitura à disposição para ajudar no que for possível.
“Determinei ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, que faça uma visita à empresa e coloque a administração municipal à disposição, nosso município precisa gerar empregos novos e empreendimentos sérios sempre terão nosso apoio”, disse o prefeito.

História
No site do laticínio, eles informam que começaram as atividades em 17 de março de 2016 na cidade de Ipanema-MG, com o casal Aeliton Huebra e Silvania de Castro Silva Huebra, mas a experiência na área tem mais de 20 anos, de acordo com Marcos Ramos.
Filho de produtores rurais, Aeliton desde jovem já trabalhava no setor leiteiro e atuou como presidente de uma cooperativa da região. Juntamente com sua esposa e sócia Silvania, aliando suas experiências no setor, fundaram a Laticínios Delbom Ltda.
Localizada em uma das maiores bacias leiteiras do país, hoje a empresa é uma das principais no setor lácteo de sua região, com uma captação de 85.000 litros/dia, e com uma capacidade de armazenagem de 200.000 litros/dia de leite in natura, além de uma das câmaras frias para armazenagem de até 60 toneladas de queijo.
“A Delbom vem contribuindo não só para o desenvolvimento da cidade de Ipanema, mas também de vários municípios vizinhos, efetuando captação de leite em 24 municípios, sendo eles: Ipanema, Santana do Manhuaçu, Manhuaçu, Reduto, Simonésia, Manhumirim, São José do Mantimento, Chalé, Durandé, Lajinha, Conceição de Ipanema, Caputira, Mutum, Alto de Jequitibá, Taparuba, Luisburgo, Cataguases, Miraí, Inhapim, Espera Feliz, Matipó, Muriaé, Patrocínio de Muriaé e Caratinga”, informa o site.

Comente este post