
O vereador Roberto Pedro de Assis (PSB), 52 anos, o mais votado das eleições municipais de São Mateus em 2020 com 1.400 votos, foi preso no final da manhã desta segunda-feira, 20, por agentes da Polícia Civil nas proximidades da sede administrativa da Prefeitura de São Mateus, na região Norte do Estado. Ele é investigado por estupro de vulneráveis contra duas vítimas.
Na primeira versão, esta reportagem informou que as vítimas eram uma adolescente de 15 anos e uma menina de 9 anos. Entretanto, nota divulgada no final do dia pela assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que o vereador é suspeito de ter abusado sexualmente de duas sobrinhas/afilhadas de 12 e 16 anos. A prisão ocorreu no bairro Carapina, em São Mateus.
A ação teve o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia Especializada de Armas e Munições (Desarme). “As investigações começaram assim que os responsáveis pelas vítimas foram até a Delegacia de Jaguaré, porque estavam com medo de denunciar na delegacia de São Mateus, devido à influência política do autor”, contou a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus, delegada Gabriella Zaché.
De acordo com as diligências, os abusos acontecem há nove anos, mas Robertinho não assumiu a autoria do crime. Munidos de mandado de prisão temporária, os agentes interceptaram o carro do vereador e fizeram buscas no seu veículo. A nota da PC confirma a informação dada em primeira mão por este portal de que foi encontrada uma arma dentro do carro, um revólver calibre 38, municiado com cinco balas.
Além do cumprimento do mandado, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e encaminhado ao Sistema Prisional. Segundo fontes deste portal, a Polícia continua a investigar possíveis crimes anteriores, pois outras pessoas teriam procurado as autoridades para denunciar outros abusos, encorajadas pela prisão do suspeito.
Este é segundo mandato de Robertinho. Anteriormente, ele havia sido vereador entre 2009 e 2012. Antes de ganhar as eleições de 2020, o vereador foi gerente do setor psicossocial do Hospital Estadual Roberto Silvares, de São Mateus. Casado, pai de uma filha, Robertinho de Assis já foi presidente do Conselho Tutelar do município, tendo sido o conselheiro mais votado na ocasião.
Robertinho é conhecido por ter prestígio político, já tendo trabalhado na Floresta Rio Doce, na Escola de Ensino Fundamental Pio XII, na Superintendência Regional de Educação e no Juizado de Menores da Comarca de São Mateus.
A defesa de Robertinho nega as acusações. Veja abaixo a nota divulgada por seus advogados. (Da Redação)
Comente este post