A Câmara de Guarapari tem um novo integrante. Seu ex-presidente, Enis Soares de Carvalho (PSB), o Enis Gordim, está de volta ao mandato, depois da recontagem de voto promovida na tarde desta quarta-feira (7) pela juíza Letícia Nunes Barreto, titular da 24° Zona Eleitoral, de Guarapari. Ele vai ocupar a vaga que era de Denizart Zazá (Podemos).
O vereador do Podemos perdeu o mandato por fraude nas cotas de gênero na eleição de 2020. A chapa do Podemos, que elegeu Denizart Zazá, foi cassada pela Justiça Eleitoral.
“Estávamos aguardando a decisão da Justiça, em relação à ação do Ministério Público, e sem mais possibilidade de recurso, requeremos que a Justiça cumprisse o acórdão. Então, diante da retotalização dos votos, a Justiça vai intimar a Câmara sobre essa decisão, e a Câmara vai marcar a sessão de posse do Enis Gordin”, explicou o advogado Ricardo Rios ao portal folhaonline.es.
Enis teve 1.012 votos no pleito, sendo o 8º mais votado, mas não foi eleito em razão da somatória do quociente eleitoral. Agora, o político volta à Câmara Municipal, casa que já presidiu na última legislatura. Segundo Rios, a cerimônia de posse deve ocorrer em até 10 dias.
Em decisão monocrática de 21 de novembro de 2022, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador José Paulo Nogueira da Gama, reconheceu a ilegalidade do cumprimento de cota pelo Podemos de Guarapari, nos autos do processo nº 0601021-58.2020.6.08.0024. A decisão foi ratificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Da Redação com informações do TRE-ES)
Comente este post