Os ex-prefeitos de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (Cidadania) se reuniram nesta sexta-feira, 6, para um almoço em Vitória, no restaurante Spetacollo, em Santa Lúcia.
Conversaram por volta de uma hora e meia, entre 12h30 e 14h, e saíram com uma decisão: buscar a convergência política na sucessão municipal na Capital, nas eleições de 2024.
Do encontro, participaram somente os dois, que na conversa revisitaram o histórico relacionamento pessoal e político que os une há 30 anos.
“Eu e Luciano Rezende nos conhecemos no início dos anos 90 e, ao longo dessas três décadas, nós observamos que nossa história tem mais encontros e parcerias do que desencontros. Estivemos unidos a maior parte do tempo. Quando eu fui prefeito de Vitória, Luciano Rezende era vereador, da bancada do PT, junto com Hélio Gualberto. Ambos acabaram deixando o partido para apoiar a minha administração. Luciano foi secretário de Educação e de Saúde em minha gestão e eu apoiei a sua campanha quando ele saiu candidato a prefeito em 2008. Apoiei sua reeleição em 2016. Estivemos em campos opostos somente em 2012. Fomos aliados a maior parte do tempo, e entendemos que devemos nos unir numa convergência política na Capital”, disse Luiz Paulo Vellozo Lucas, após o encontro.
Luiz Paulo foi eleito presidente municipal do PSDB de Vitória em agosto, para construir um projeto político eleitoral competitivo para a Capital, para as eleições do ano que vem. O seu nome está à disposição do partido para disputar a eleição para prefeito, mas ele destaca que a prioridade do momento é a construção do projeto para o futuro da cidade.
Luiz Paulo foi prefeito de Vitória entre 1997 e 2004.
Luciano Rezende foi prefeito entre 2013 e 2020 e é do Cidadania.
O PSDB e o Cidadania são uma federação partidária, ou seja, devem atuar como um partido só nas eleições municipais.
Luciano Rezende disse que seu nome também está à disposição para o debate entre os aliados, ele contesta análises que descartam a sua candidatura, mas destaca que não será candidato de um projeto pessoal.
Sobre o encontro, disse Luciano Rezende:
“Eu e Luiz Paulo conversamos hoje sobre a Capital e o processo eleitoral que se avizinha em 2024. Ele é presidente do PSDB de Vitória. O Cidadania está numa Federação com o PSDB e nós conversamos sobre convergência de ideias, sobre o que nos parece melhor para Vitória. Eu tenho uma relação de quase 30 anos com Luiz Paulo e nessa nessa trajetória nós tivemos muito mais momentos de convergência do que de divergência. Em cima dessa trajetória, com base nessa característica da nossa relação, nós estabelecemos um procedimento de análise, de avaliação, para que possamos contribuir, através do Cidadania e do PSDB, que agora estão juntos numa Federação, com o processo eleitoral do ano de 2024”.
A PRIORIDADE EM VITÓRIA
Luiz Paulo Vellozo Lucas e Luciano Rezende destacam que a prioridade dos dois é unir forças numa convergência política, para organizar uma chapa competitiva de vereadores e apresentar um projeto eleitoral competitivo para apresentar para o eleitor um modelo alternativo ao modelo da atual gestão e distante da polarização radicalizada que, na visão dos dois, empobrece a política e o debate político atualmente.
Luiz Paulo e Luciano Rezende concordam também que os nomes são a última coisa a ser debatida no projeto.
Eles dizem que a prioridade deve ser o diálogo em torno da construção do projeto para Vitória e a aproximação das lideranças que têm preocupações com o desenvolvimento da cidade e com processo político de qualidade.
Essas lideranças devem conversar para, somente no final, escalar o melhor projeto possível e o melhor time possível para executá-lo.
No dia 21 de setembro, Luiz Paulo também se reuniu num almoço com os deputados estaduais Mazinho dos Anjos, vice-presidente do PSDB de Vitória, Tyago Hoffmann, pré-candidato a prefeito pelo PSB, e Fabrício Gandini, do Cidadania. Na ocasião, o encontro foi para “fortalecer laços e discutir projetos para Vitória”, como disse Tyago Hoffmann em suas redes.
No final do almoço desta sexta-feira, Luciano Rezende, botafoguense, disse que torcerá pelo Fluminense, time de Luiz Paulo, na final da Libertadores. Luiz Paulo por sua vez disse que torcerá pelo Botafogo no Brasileirão. (André Hees)

Comente este post