O resultado das eleições municipais de 2024 vai alterar a composição da Assembleia Legislativa do Espírito Santo a partir de janeiro de 2025, quando dois atuais deputados estaduais assumem mandatos de prefeitos para os quais foram eleitos: Theodorico Ferraço (PP), em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do interior do Estado, e Lucas Scaramussa (Podemos), em Linhares, a segunda maior cidade do interior.
No lugar deles, assumem os primeiros suplentes: em substituição a Ferraço assume o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas Marcos Madureira, também natural de Cachoeiro de Itapemirim, e na vaga de Scaramussa assume o atual vereador de Vila Velha Anadelso Pereira.

Essa segunda mexida na Assembleia vai mexer também com a composição da futura bancada da Câmara de Vila Velha, com o primeiro suplente do Podemos, George Pereira Alves, 40 anos, assumindo a vaga no Legislativo Municipal. George teve 2.930 votos. Seu partido elegemos seis vereadores, sendo que Anadelson foi reeleito como o quarto mais votado no município, com 4.914 votos.
Pode haver mais uma alteração, se o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) vencer o segundo turno na Serra dia 27 de outubro. Neste caso, assumiria a vaga Leandro Teodoro de Almeida, o Leandro do Hospital, de São José do Calçado, que em 2022 teve 11.537 votos. Leandro disputou a eleição para prefeito em seu município, teve 3.258 votos (42,6%), e perdeu para Cuíca (PSB) com 4.390 (57,4%)
O deputado Pablo Muribeca (Republicanos) vai disputar o segundo turno no município da Serra contra Weversonn Meireles (PDT). O pedetista recebeu 96.995 votos (39,66% dos votos válidos) e Muribeca, 61.690 (25,21%). A disputa será definida no dia 27 de outubro.
Cachoeiro
Em Cachoeiro, Ferraço, que já comandou a cidade por quatro vezes, foi eleito com 42,81% dos votos válidos (44.240) contra Léo Camargo (PL), que obteve nas urnas 23.861 votos (23,09% dos válidos). A coligação que elegeu o ex-prefeito é formada pelos partidos PP, MDB e Novo. O vice-prefeito é Júnior Corrêa, do Partido Novo.
Theodorico Ferraço está em seu sétimo mandato de deputado estadual e foi presidente da Ales em três ocasiões.
Linhares
Em Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos) teve 52,92% dos votos válidos (45.024 votos) e vai comandar a cidade ao lado de Franco Fiorot (União). Ambos foram eleitos pela coligação “Linhares Merece Mais”, composta pelas siglas PDT, PRD, Podemos, PSB, União e pela federação dos partidos PSDB e Cidadania. Em segundo lugar, ficou o atual prefeito Bruno Marianelli (Republicanos), com 33.372 votos (39,33% dos votos válidos). (Da Redação com site da Ales)
Comente este post