Se depender do prefeito Euclério Sampaio (MDB), Cariacica dará um passo à frente na modernização dos serviços prestados aos moradores do município de mais de 350 mil habitantes e que está rompendo com o atraso que marcou sua história.
O prefeito determinou à Secretaria Municipal de Administração (Semad) o início de estudos necessários para a digitalização da massa documental da prefeitura e, com isso, melhorar ainda mais a prestação de serviços à população. A licitação para contratar o serviço já está em vias de publicação.
Neste contexto, mais de 47 mil processos físicos já foram eliminados, na quarta-feira (23), após o cumprimento do tempo de guarda legal dos processos, respeitando o ciclo de vida dos documentos, seu valor administrativo, legal e fiscal.
Executado por uma empresa contratada, o descarte foi realizado através de duas eliminações de uma só vez, com a saída de 3.247 caixas de processos do Arquivo Público Municipal (APM). Todo o rito de eliminação sob a Coordenação de APM, seguiu as normas estipuladas pelo Decreto nº 069/2019, de forma segura e responsável.
Os processos físicos eliminados foram devidamente picotados, de modo que o teor dos documentos neles contidos sejam completamente descartados. O trabalho de retirada dos processos e picotagem dos documentos foi acompanhado de perto pela Coordenação de Arquivo Público Municipal.
O secretário municipal de Administração, Renan Poton, destacou os benefícios da medida. “É um avanço importante para a organização e eficiência do arquivo público e para a gestão da massa documental que, ao longo dos anos, foi acumulada”, declarou. (Da Redação com Secom/PMC)
Comente este post