O prefeito Euclério Sampaio (MDB) comemora a performance do trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, que colocou o município com o maior índice de crescimento de alfabetização de crianças na Região Metropolitana. O crescimento de 7,37% é mais que o dobro da média nacional: 3,2%.

“Trabalhamos com amor, cuidando de nossas crianças. Parabenizo a secretária Luziana e todos os servidores que contribuíram para esse resultado maravilhoso. O trabalho a diversas mãos, ouvindo profissionais, pais, alunos, se reverte nessa benfeitoria em favor de nossas crianças. Cariacica cuida do presente de olho no futuro”, disse Euclério, salientando a parceria com o Governo do Estado.
Em 2024, o município registrou um índice de 64,57%, contra 57,2%, do ano anterior, representando um crescimento de 7,37 pontos percentuais brutos, mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 3,2%. Quando se calcula o índice de crescimento sobre a marca anterior, a elevação na alfabetização é de 12,88%.
Na última sexta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a compilação dos dados das avaliações estaduais que mediram o desempenho das crianças concluintes do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024.
O MEC foi quem instituiu, em 2023, o Indicador Criança Alfabetizada, com o percentual de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que atingiram o ponto de corte de 743 pontos na escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a alfabetização.
O parâmetro, que define quais crianças podem ser consideradas alfabetizadas, foi elaborado a partir da Pesquisa Alfabetiza Brasil, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e passou a nortear metas importantes para o direcionamento das políticas de alfabetização no país.

A secretária de Educação de Cariacica (Seme), Luzian Belisario, também comemorou os índices e disse que o resultado é positivo e representa um avanço importante para a educação do município, além de destacar o empenho dos técnicos da Seme e das equipes das escolas.
“Isso veio por meio da qualificação profissional com ênfase na formação, monitoramento contínuo dos resultados, valorização de práticas pedagógicas bem-sucedidas e no material didático estruturado utilizado. Quem sai ganhando com isso são as crianças, pois a aprendizagem acontece, garantindo, assim, a qualidade e a equidade no processo de alfabetização”, destacou Luzian.
ESTADO
Em um cenário nacional ainda marcado por desafios, o Espírito Santo desponta como um dos destaques positivos no compromisso com a alfabetização na idade certa. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (11), o Estado alcançou 72% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, superando a meta pactuada para 2024 e figurando entre os cinco melhores desempenhos do país.
As informações integram o Indicador Criança Alfabetizada, uma avaliação anual criada em 2023 pelo MEC, em parceria com estados e municípios, com o objetivo de monitorar o avanço das políticas públicas voltadas à alfabetização. Os dados revelam que a média nacional de alfabetização das crianças chegou a 59%, um crescimento em relação aos 56% registrados em 2023, embora ainda ligeiramente abaixo da meta federal de 60%.
O Espírito Santo, além de superar a meta nacional, demonstrou consistência e compromisso com a oferta de uma educação pública de qualidade. O Estado registrou o terceiro melhor resultado do Brasil, com 72% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, desempenho considerado tecnicamente empatado com Minas Gerais, que atingiu o mesmo percentual. Ambos figuram entre os cinco estados com maiores índices de alfabetização do país, ao lado do Ceará (85%) e Goiás (73%).
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que esse desempenho é resultado de políticas públicas integradas, desenvolvidas de forma colaborativa entre o Governo do Estado e os municípios, com foco na formação de professores, no fortalecimento da gestão escolar, na melhoria da infraestrutura pedagógica e na promoção da leitura desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.
“O Espírito Santo é signatário do programa Compromisso Criança Alfabetizada, política nacional lançada em 2023 para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano. O Estado já vinha desenvolvendo ações alinhadas a essa proposta, o que contribuiu para a consolidação de resultados expressivos e sustentáveis”, frisou o secretário. (Da Redação)
Comente este post