Equipados com luvas, sacos de lixo e muita disposição, alunos de uma escola particular de Ecoporanga foram conhecer de bem a degradação ambiental no principal manancial do município, o rio Dois de Setembro. Recolheram diversos tipos de resíduos, desde plásticos e latas até entulhos deixados às margens do rio.
A ação foi feita, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, pelos alunos do Colégio Interativo Ecoporanga entro de uma proposta de demonstrar compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
A iniciativa, que envolveu estudantes de diversas turmas, foi coordenada pelas professoras Débora Prudêncio e Danielli França e equipe pedagógica.
Além da ação prática, a atividade também teve um caráter educativo. Durante a limpeza, os professores aproveitaram para discutir com os alunos a importância da preservação dos recursos naturais, os impactos da poluição e a necessidade de um consumo mais consciente. A iniciativa serviu como um laboratório ao ar livre, reforçando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
A ação de limpeza no Rio Dois de Setembro faz parte de uma série de atividades programadas pela escola para a Semana do Meio Ambiente, que incluem palestras, oficinas e debates sobre temas ambientais.
“O objetivo é despertar nos estudantes uma consciência ecológica e incentivá-los a serem agentes de mudança em suas comunidades”, destacou Thiago Carnielli, diretor do Colégio.
Ao final da atividade, o sentimento de dever cumprido estava estampado no rosto dos participantes. “Foi uma experiência muito gratificante. Pude perceber a importância de pequenas ações para a preservação do meio ambiente e me senti mais responsável pelo futuro do nosso planeta,” comentou Heitor Lopes Oliveira, aluno do 5º ano.
O Colégio Interativo Ecoporanga continua a promover ações e projetos que visam a conscientização ambiental, fortalecendo o papel da educação na construção de um mundo mais sustentável. (Da Redação)
Comente este post