Quase 40 estudantes dos primeiros anos da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Elizabeth Trzsoseki, do distrito de Paulista, tiveram uma aula diferenciada na manhã desta quarta-feira, 2, quando puderam visitar a Feira Livre da Rua Mineira, monitoradas pelas professoras, pedagogas e diretora da escola.
De acordo com a diretora Angélica Poubel, a aula faz parte das atividades do Programa Agrinho, na modalidade Empreendedorismo e Alimentação Saudável.
“Nós estamos trazendo essas duas turmas para conhecerem o funcionamento de uma feira livre, aprenderem noções de alimentação saudável e de empreendorismo. É uma aula diferente e que os estudantes gostam muito porque saem do ambiente escolar e acabam aprendendo na prática”, relata Angélica.
Ainda de acordo com a diretora, o Programa Agrinho deste ano tem como eixo norteador o tema: “Criando conexões, fortalecendo o Agro”.
Angélica explicou que todos os estudantes da escola estão participando do Programa Agrinho, em modalidades diferentes. “São cerca de 250 estudantes em nossa escola que, este ano, passou a funcionar em tempo integral e com uma grade curricular bem mais ampla”, explica.
Já a professora Wanderléia destacou que a visita dos alunos traz um aprendizado prático muito grande sobre alimentação saudável e também sobre como são produzidos e comercializados os produtos da feira.
Estiveram coordenando a visita a diretora Angélica Poubel, as pedagogas Patrícia Lopes e Dulcinéia e as professoras Débora e Wanderléia, além de monitores.
+ Sobre o Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de Educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
O Programa prioriza a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.
No decorrer do programa, são abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo. (Da Redação)
Comente este post