Monitorando os pontos fora da curva para manter a situação sob controle e devolver a normalidade onde ela é quebrada, as autoridades da Segurança Pública do Espírito Santo celebram com cautela a queda de 15,8% nos homicídios de janeiro a julho em comparação com o mesmo período de 2024.
Outro destaque positivo se dá na questão da redução significativa dos feminicídios no Espírito Santo. Ao todo, em 2025, foram registrados 16 casos, de janeiro a julho, contra 27 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 40,7% nas estatísticas de mortes causadas por crime de gênero no Estado.
De acordo com o Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública, a região Metropolitana já está há mais de 60 dias sem registro de feminicídio, sendo somente um caso ocorrido no mês de julho em todo o Espírito Santo.
CAMINHO CERTO
“Essa redução de 15% nos homicídios nesse período mostra que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem seguido no caminho certo. E precisamos olhar os detalhes”, disse o governador Renato Casagrande.
O chefe do Executivo salienta a redução nos homicídios em todas as regiões, mostrando uma política de segurança pensada para todo o Estado.
“Estamos sempre em constante evolução das nossas ações, trazendo novidades, como no caso dos Totens de Segurança que começaram a ser instalados nesta semana. Vamos continuar investindo e seguindo no caminho da redução”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, ressalta o trabalho das forças de segurança.
“Os resultados são de fato muito bons, mas a Segurança Pública é um desafio que exige muito trabalho. É um trabalho de todo dia. É momento ainda para agradecermos às mulheres e aos homens que estão no dia a dia fazendo um combate sem trégua à criminalidade. E com mais efetivo nas ruas”, disse Ricardo.
O vice-governador salientou o compromisso dos profissionais de Segurança. “Vamos seguir em frente, trabalhando sempre para fazer do Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, disse.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destaca que os trabalhos serão intensificados, em busca de uma redução ainda maior da criminalidade violenta no Espírito Santo.
“Temos conseguido essas reduções sistemáticas desde a implantação do programa Estado Presente. Com certeza vamos em busca de mais quedas e de mais sensação de segurança para a população capixaba. O trabalho de combate ao crime vai aumentar”, reforçou. (Da Redação com Secom)
Homicídios aumentam 18,2% em julho no ES, mas no ano reduzem -15,8%
Comente este post