Doze escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Francisco estão participando de uma ação inédita no Espírito Santo, no âmbito do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). As feiras gastronômicas que estão sendo realizadas nas escolas, com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está levando noções de empreendedorismo a todos os estudantes dos 5º anos, dessas escolas.
O Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) teve início em março no município. Segundo a Consultora do Sebrae, Lígia Bettero, o projeto abrange 80% dos municípios capixabas.
“Nós viemos mesmo quebrar um paradigma, de que empreendedorismo está ligado a só abrir e fechar empresa. Empreender é comportar-se para o sucesso. O programa abrange nove temas e em Barra de São Francisco, estamos trabalhando com alunos do 5º ano o tema “Sabores e Cores,” disse Lígia, que destacou ainda que no estado, a feira gastronômica realizada nas escolas escolhidas no município francisquence é inovador no Espírito Santo. “É a primeira feira gastronômica dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Estamos fazendo ela só com alimentos e está muito linda,” encerrou a consultora.

A diretora da Escola Vicente Amaro da Silva, Nair Augusta, que realizou a sua feira nesta quarta, 4, em frente à escola, destacou a importância do aprendizado sobre empreendedorismo para os alunos.
“Ensinar a criança, que não é só gastar, mas que ele precisa aprender a lidar com o dinheiro desde pequeno foi muito importante para os alunos. O projeto movimentou muito a escola, a vida dos alunos e seus familiares. É um projeto que veio somar na aprendizagem dos nossos alunos,” enfatizou a diretora, que destacou também a importância do tema da festa abranger a estação da primavera. “Escolhemos a primavera, porque ela nos ensina os valores da diversidade, onde todas as flores são diferentes, mas todas tem a sua beleza. Ensinamos as crianças que todos nós temos que ter respeito as pessoas que são diferentes de nós e que nós todos somos diferentes uns dos outros e por isso temos que ter harmonia, como as flores tem,” encerrou ela.
A coordenadora do JEPP na rede municipal de ensino, Isabella Oliveira Serafine também citou a importância dos valores aprendidos no decorrer do projeto, para os alunos dos quintos anos das escolas participantes.
“A principal importância para eles, é empreender, trabalhar em equipe, criar competitividade, manter higiene na preparação dos alimentos com uso de luvas, toucas e aventais, como tratar o cliente, como tratar as pessoas, sendo cordial, de maneira amigável, sempre feliz na hora de agradecer, porque aí está a alma do negócio, a simpatia”, encerrou Serafine.
Destas escolas, três ainda realizarão suas feiras gastronômicas:
Escola Municipal José Francisco da Fonseca na Vila Landinha, nos dias 5 e 6/10 a partir das 16h30;
Escola Municipal Otto Saar no Córrego do Itá no dia 6/10 às 17h;
e Escola Municipal Sebastião Albano no Bairro Vila Vicente, no dia 6/10 às 18h30.
Objetivos
O objetivo do projeto é promover nos alunos um espírito empreendedor e mostrar a importância do trabalho em equipe, proporcionando assim autoconhecimento e crescimento pessoal para os pequenos jovens empreendedores.
De acordo com os organizadores, a educação financeira nas escolas é fundamental, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o JEEP vem auxiliar nesta aprendizagem.
Escolas que participam do JEPP
EM Evandra chaves de Oliveira
EM Barra de Itaperuna
EM Cachoeirinha de Itaúnas
EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva
EMEFTI Ozeias Resende
EM José Francisco da Fonseca
EM Luciene Matos Ferreira
EM Neuza Fernandes da Silva
EM Otto Saar
EM Santo Antônio
EM Sebastião Albano
EM Vicente Amaro da Silva
(Da Redação com informações de Secom/PMBSF)
Comente este post