Uma escola de ensino fundamental do interior de Barra de São Francisco, teve uma ideia ‘das antigas’ para valorizar os estudantes que a frequentam e eternizar o momento de cada um.
De acordo com a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Saar, do Córrego do Itá, Alini da Costa Mendes Rissi, para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto), foram confeccionadas ‘lembrancinhas’, com foto, remontando às fotos que eram feitas antigamente nas escolas.
Uma dessas crianças, Ana Lívia Lucio Saar, do segundo turno matutino, filha de Uelinton Rissi Saar e que tem como professora Aline de Oliveira Moyses Braga, foi uma das fotografadas.
“O pai, Ueliton Rissi Saar, é participante, atuante no processo de ensino/ aprendizagem e um poucos que conheço que defendem a participação da família no processo de ensino. Ele é gerente de pátio de marmoraria. Evangélico e pai presente na vida dos filhos. E também um dos poucos que mediam a correção dos filhos por meio do diálogo”, elogia a diretora.
“Pra quem acha que essa foto e ultrapassada vamos lá. O estudante estando à frente da Bandeira do Brasil significa que vai proteger o seu País como uma mãe ou um pai protege seu filho. O Aurélio (dicionário) por baixo do Globo significa que o conhecimento e a base do mundo. O Globo com o seu País virado para o seu lado significa o seu lugar no planeta. E, por último, mas não menos importante, a fruta, que aqui está sinalizada pela maçã. Significa que, com o conhecimento que a criança recebeu, ela vai trabalhar honestamente e assim se alimentará pelo seu trabalho”, descreve Ueliton Rissi Saar.
+ Sobre o Dia do Estudante
Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.
Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.
Entretanto, segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.
A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país.
Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de “Dia do Aluno”.
Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país. (Da Redação)
Comente este post