O Espírito Santo registrou mais quatro óbitos causados pela dengue até o último boletim epidemiológico, divulgado na última quinta-feira, 7, chegando a seis vítimas da doença este ano. Foram notificados 54.568 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 1342,70 casos por 100 mil habitantes entre o início deste ano e a última semana.
Os óbitos neste período aconteceram nos municípios de Sooretama (1), São Mateus (1), Laranja da Terra (1), São Roque do Canaã (1), Muqui (1) e Linhares (1).
O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.
Confira os bletins da dengue clicando aqui
Barra de São Francisco
De acordo com o último boletim da Sesa, o município tinha, até o início deste mês, 3.070 casos notificados da doença este ano. A última divulgação da Vigilância Epidemiológica em Saúde, informava que o número de casos chegou a 1.252 notificados, com 760 confirmados, 270 em investigação e 35 pessoas em estado grave, ou seja, aqueles em que a doença pode matar, causando hemorragias internas e outros problemas.
A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido várias ações educativas e pontuais para reduzir as contaminações, mas o secretário Elcimar destaca que, se a população não se conscientizar e cuidar dos seus imóveis, a situação pode ficar fora de controle.
“Nós temos trabalhado em conjunto, inclusive com outras secretarias, para reduzir os focos do mosquito, cuidar dos contaminados e prevenir novos casos, mas só com a ajuda da comunidade essa situação pode melhorar com rapidez”, analisa Alves.
Recentemente a Semus abriu processos seletivos para contratação de braçais – para fazer a limpeza de terrenos, lotes vagos e outros – e técnicos de enfermagem, também para atuar na atenção aos contaminados. Esta semana, Elcimar anunciou a aquisição de repelentes para distribuição às gestantes. (Da Redação)
Comente este post