Capital do Espírito Santo, Vitória vai se transformar na capital do ESG mundial nesta semana, quando 430 líderes de 37 países dos cinco continentes estarão reunidos na Cidade da Inovação, em Jardim da Penha, para o primeiro encontro na América Latina do Horasis Global Meeting. Haverá uma abertura oficial no Palácio Anchieta na quinta-feira (24), à noite.
Os dias centrais do Horasis Global Meeting serão sexta-feira (25) e sábado (26). Neste dia, participarão também membros do G-20 que estão no Brasil participando dos grupos de trabalho rumo à Cúpula de Líderes, que ocorre no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Dentre os palestrantes estarão a ex-presidente do Equador, Rosalia Arteaga; o ex-primeiro ministro da Tunísia, Hichen Mechichi; a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luíza, Luíza Trajano; e o presidente do The Blended Capital Group, Paul Clements-Hunt, criador do conceito ESG.
Segundo o governador Renato Casagrande, Clements-Hunt foi um dos responsáveis pela indicação do Espírito Santo como sede, pelo conhecimento que tem do Estado. Outro confirmado é o diretor do Banco de Singapura, Manik Shaw. “A presença desses líderes abre grandes oportunidades de negócio para o Espírito Santo”, disse o governador.
O evento internacional será aberto, no domingo (27), à participação limitada de pessoas interessadas, quando serão divulgados os documentos produzidos ao longo dos dias anteriores. Os organizadores anunciarão, durante a semana, a forma de inscrição. Propositalmente, o Horasis tem pouca publicidade. Gabriel Feistosa, do ES em Ação, explicou que isso ocorre porque é um evento fechado e por questões de segurança.

CAPITALISMO INCLUSIVO
O evento, que terá o tema “Construindo Pontes para o Futuro”, foi apresentado nesta segunda-feira (21) numa entrevista coletiva do fundador do Horasis Global Meeting, Frank-Jünger Richter, que coordenou durante quatro anos o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), no Palácio Anchieta, ao lado do governador Renato Casagrande (PSB).
Participaram, também, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; do diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação, Gabriel Feitosa, e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona.
Richter destacou que o encontro, em sua oitava edição, fará com que o Estado se torne um ponto focal de ESG, com a presença de líderes que irão debater ideias concretas envolvendo temas como: mudanças climáticas, tecnologia, social e economia.
O criador do encontro, que está em sua oitava edição e que, em 2023, foi realizado na Turquia, falou da proposta de “capitalismo inclusivo” como um compromisso global dos líderes que participam do meeting visando a estratégias que permitam uma conexão entre dois mundos: o da alta tecnologia e o dos excluídos.
“O Brasil também sofre com isso, mas as tecnologias visam exatamente a diminuir a distância entre os dois mundos. Estamos fazendo essa discussão aqui porque o Espírito Santo é um Estado pronto para essa virada”, ressaltou.
O governador Renato Casagrande interveio na resposta ao questionamento para enfatizar a preocupação central do Estado com as questões ambientais, sociais e de qualidade de vida, com investimentos em educação para diminuir o abismo entre “os dois mundos”, bem como na oferta de serviços públicos de qualidade, transição energética e criando bom ambiente para os negócios.
“Teremos debates fundamentais como economia, mudanças climáticas, prática ESG e o futuro do nosso planeta. É um evento internacional importante para a América Latina, para o Brasil e para o Espírito Santo”, disse Casagrande.
Gabriel Feitosa, da instituição ES em Ação, co-patrocinadora do meeting, reforçou sobre a importância do evento para jogar as luzes do mundo para o Espírito Santo. “O Horasis Global Meeting nos posiciona como um dos estados mais competitivos. Um estado moderno, que quer atrair cada vez mais investimentos. O tema fala em construir pontes e estamos muito animados em olhar para essa ponte que vai conduzir o estado para um futuro sustentável”, declarou.

O presidente da Findes pontuou a importância do evento para colocar o Estado na política ESG. “A indústria vem trabalhando esse tema e o Horasis Global Meeting vai trazer a visão de 37 países, do mundo inteiro, para que possamos conhecer as melhores práticas e continuar nos atualizando”, afirmou Baraona.
SOBRE O HORASIS GLOBAL MEETING
O Horasis Global Meeting será realizado entre sexta-feira (25) e domingo (27), em Vitória (ES). Na programação, mais de 70 encontros, entre plenárias e sessões, com temáticas sobre inovação e tecnologia, macroeconomia, geopolítica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Com edições anteriores realizadas em Portugal, Inglaterra e Turquia, reunindo representantes de 70 países, o Horasis Global Meeting é referência por seu impacto na criação de soluções inovadoras para desafios globais. Seus encontros tornaram-se uns dos mais influentes do mundo, reunindo governos, organizações internacionais e a comunidade empresarial.
TRÊS PILARES ESG
O conceito ESG carrega a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português significa “Ambiental, Social e Governança”. Uma empresa ESG indica seu compromisso de uma empresa com boas práticas nos três pilares.
- Environmental: A empresa busca minimizar os impactos no meio ambiente. Por exemplo, a empresa deve atentar para a geração de resíduos sólidos, a reciclagem e a emissão de gases de efeito estufa.
- Social: A empresa busca construir um mundo mais justo e responsável. Por exemplo, a empresa deve valorizar os funcionários, combater preconceitos e assédio sexual, e promover o bem-estar no ambiente de trabalho.
- Governance: A empresa busca manter os melhores processos de administração.
Serviço:
Horasis Global Meeting
Data: 25 a 27/10 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Cidade da Inovação, em Vitória (ES)
Apresentação: Apex, Sicoob e Cesan
Realização: ES em Ação, Findes/Cindes e Horasis
Inscrição: a forma de inscrição para participar no domingo ainda será anunciada pelos organizadores
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (25)
8 às 9h15 – sessões
Pontes para o potencial da inteligência artificial e 6 outras
9h30 às 10 – abertura oficial
Plenária: panorama econômico mundial
11h às 12h
Plenária capitalismo amigável ao ESG
12h às 13h
Plenária Pontes para a paz
13h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Sessões
Compreendendo modelos de IA e outras
15h30 às 16h – Intervalo
16h às 17h30 – Sessões
Construindo infraestrutura segura e outras
17h30 às 18h30
Plenária: pontes para o sul global
18h30 às 19h
ES 500 anos: Transformando o Espírito Santo em um Estado liderado por
ESG
SÁBADO (26)
7h30 às 9h
Sessões da indústria 4.0 e 5 outras
9h às 10h
Plenária: ESG além das conurbações urbanas
10h às 11h30
Sessões:
Gerenciando a Geração Z e outras
11h30 às 12h – Intervalo
12h às 13h30 – Sessões
Investimento no Brasil e outras
13h30 às 14h30 – Almoço
14h30 às 16h – Sessões
Pontes para a diminuição da pobreza e outras
16h às 16h30 – Intervalo
16h30 às 18h – Sessões
Metas ESG do Espírito Santo e outras
18h às 19h
Plenária: criando pontes e incentivando cooperação
DOMINGO (27)
7h30 às 9h
Contemplação matinal – Paz interior e impacto exterior
9h às 10h
Promover a unidade sul-americana
10h às 11h
Criar pontes múltiplas na África
11h às 12h
Recomendações do B20 para o Horasis Global Meeting
Comente este post