No cargo desde fevereiro de 2024, o delegado da Polícia Federal, Eugênio Coutinho Ricas, deixa a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), para integrar a equipe da Interpol.
Em seu lugar, assume o Subsecretário de Estado de Inteligência, Leonardo Damasceno.O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (11), através do instagram do governador Renato Casagrande.
Ricas teve uma carreira destacada na Polícia Federal, onde liderou a Superintendência no Espírito Santo. Sua transição para a SESP foi facilitada após receber autorização para se afastar da PF.
Quem é Eduardo Damaceno?
Leonardo Geraldo Baeta Damasceno é Delegado de Polícia Federal, Bacharel em Direito pela UFMG em 2000, pós-graduado em Direito Público e Processual Público em 2005 e em Ciências Penais em 2008.
O delegado Damasceno tem diversos outros cursos de aperfeiçoamento, com destaque para: Curso Básico de Inteligência na Escola de Inteligência da Abin, Curso de Ferramentas de Análise i2 na ANP/PF, Curso de Gestão de Operações de Inteligência Policial na ANP/PF, Curso de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro na COPEI/Receita Federal, Grotius Express no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional/MJ, The Reid Technique of Interviewing and Interrogation and Advanced Course na John E. Reid and Associates Inc., Leadership Forum no FBI, entre outros.
Ao longo da carreira exerceu diversas chefias e encargos na Polícia Federal no Espírito Santo, sendo os mais recentes os seguintes: chefe do Núcleo de Inteligência Policial, chefe do Núcleo de Polícia Marítima, coordenador do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros, chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, chefe da Delegacia Regional Executiva e Superintendente Regional da PF/ES interino. (Da Redação com SESP)
Ver essa foto no Instagram
Comente este post