
Numa reação imediata a uma declaração do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, feita durante um podcast promovido pelo Estadão (SP), o prefeito Enivaldo dos Anjos, de Barra de São Francisco, reafirmou seu compromisso de apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) ao Governo do Espírito Santo e foi além: “Se vier decisão de cima para baixo, eu saio e convido a saírem comigo todas as lideranças ligadas a mim”.
Somente na região Noroeste do Espírito Santo, Enivaldo ajudou a eleger pelo PSD os prefeitos de Água Doce do Norte, Abraham Lincon, e de Ecoporanga, Elias Dalcol, além de mais de 12 vereadores nas Câmaras dos três municípios: Ecoporanga – Baiano da Ambulância, Nem Gari, Nélio Quedevêz e Fabinho da Águia Branca; Água Doce do Norte – Eraldo da Saúde, Joazi Cric e Hélio da Água; Barra de São Francisco – Borrinha Neri, Lemão Vitorino, Teco Ferreira, Rafael Malaquias e Emerson Lima.
Nos demais municípios da região Noroeste, em torno de Barra de São Francisco, onde Enivaldo dos Anjos tem grande influência, foram eleitos outros oito vereadores: Vila Pavão – Francisco de Assis e Maria Tereza; Mantenópolis – Carlos da Casa do Produtor, Elza Ker, Marly Teodoro e Nelson Cassiano; Águia Branca – Niquim Bruni e Lenilson Lacerda.
DECLARAÇÃO
Reconhecido pelo mercado político como liderança mais expoente do partido no Estado, apesar de a presidência regional ser do deputado federal Neucimar Fraga, a reação do prefeito Enivaldo dos Anjos foi ao anúncio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, de que haverá uma filiação de peso no Espírito Santo e que haverá surpresa quanto a candidatura ao Governo do Estado. Ou seja, deixou, para quem quisesse entender, que o partido vai encarara a disputa, até para dar um palanque à candidatura nacional de Rodrigo Pacheco.
Enivaldo foi pronto na resposta e reafirmou seu compromisso com a candidatura do governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição, tendo, inclusive, aceitado o convite para ser o coordenador regional da campanha. O prefeito disse também que não aceita decisões de cima para baixo e que, se o anúncio de Kassab, se confirmar, ele, Enivaldo, vai deixar o PSD e aguardar para se definir por uma nova legenda.
“Não sou candidato a nada em 2022, estou bem à vontade. Sou candidato a colocar Barra de São Francisco nos trilhos do futuro, deixando para as novas gerações um legado de progresso e desenvolvimento, como já fizemos há 30 anos, quando implantamos o polo industrial, escola de tempo integral, atendimento de qualidade à população, dentre outras medidas. Agora, temos um novo desafio de alavancar o desenvolvimento econômico do Norte e Noroeste do Estado”, disse Enivaldo.
O prefeito de Barra de São Francisco fez questão de salientar que era suplente de senador do PDT quando, em 2011, foi convidado por Gilberto Kassab para fundar e presidir o PSD no Estado. E foi pela legenda que ele se elegeu a deputado duas vezes (2014 e 2018) e também a prefeito, com 70% dos votos da cidade, que é o maior produtor nacional de rochas ornamentais.
Em 2016, Enivaldo dos Anjos chegou a registrar sua candidatura a prefeito de Vitória, mas foi obrigado a renunciar, por imposição da direção nacional. Havia uma intervenção pronta para fazerem na Executiva Municipal de Vitória porque a Nacional negociou com o então governador Paulo Hartung que o PSD não teria candidato a apoiaria o nome de Lelo Coimbra: “Queriam que eu apoiasse o Lelo. Eu renunciei, mas não apoiei Lelo. Agora, vêm de novo querendo fazer a manobra. Eu saio e levo todas as minhas lideranças comigo”, reafirmou Enivaldo, declaração publicada também pela coluna Leonel Ximenes, do jornal A Gazeta Online.
REALIZAÇÕES
O prefeito fez questão de salientar dados de sua atual gestão, em apenas dez meses, como a redução dos casos de Covid de 928 casos ativos para a casa dos 30, a redução das mortes de mais de 70 para menos de 10, além dos saldos sociais, como a implantação do programa de segurança alimentar, que já forneceu mais de 120 mil marmitas e mais de mil caixas de alimentos do hortão municipal para a população em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos cuidando das pessoas, garantindo a circulação da produção com a manutenção de estradas e pontes no interior, recuperação dos dois mananciais hídricos do município, criando opções de lazer, desapropriamos o Colégio das Irmãs para instalar uma escola municipal de tempo integral. Recuperamos também as certidões negativas do município e estamos articulando o movimento de municípios e líderes em prol do Corredor Logístico Rota 381, envolvendo a duplicação da BR e a construção de ferrovias para escoamento de produção do Vale do Aço e do Centro-Oeste pelo futuro porto de São Mateus. Isso vai mudar a história de nossa região”, salientou Enivaldo dos Anjos. (Da Redação com José Caldas da Costa)
Comente este post