Weber Andrade
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, concedeu entrevista a uma rádio local na manhã deste sábado, 23, e admitiu a possibilidade de ser candidato à reeleição e, não obstante a limitação dos entrevistadores, deu uma aula de política, respondeu a todos os questionamentos dos ouvintes e deixou em aberto a possibilidade de disputar a reeleição no ano que vem, embora tenha assegurado que seu plano é tirar um tempo para si, descansar da política e “viver um pouco”.
Ao lado do seu fiel escudeiro, o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que o acompanha há mais de três décadas, o prefeito falou sobre as conquistas da atual gestão, em quase duas horas de entrevista.
Respondeu com clareza aos questionamentos sobre seu vice, que tentou fazer da Secretaria de Saúde um trampolim para chegar à Assembleia Legislativa e agora vem fazendo denúncias descabidas contra a gestão, até mesmo na Saúde, cargo que ocupou em parte do primeiro ano e no qual, segundo servidores do setor, tinha dois pesos e duas medidas para atender à população.
Rodoviária
Dos Anjos falou sobre o projeto da nova Rodoviária e assegurou que, depois de quase três anos, o Corpo de Bombeiros liberou o projeto e, com apoio do sobrinho deputado Mazinho dos Anjos e do governador Renato Casagrande, deverá licitar e autorizar a obra no ano que vem.
“Vai ser no terreno do centro, local escolhido em plebiscito pela população. Devido ao tamanho e valor do imóvel, adquirido no nosso primeiro mandato, há mais de 30 anos, não podemos fazer apenas uma Rodoviária no local”, disse ele confirmando o que já havia dito em outra ocasiões, que pretende ter ali um centro administrativo e outros empreendimentos.
Saúde para todos
Elcimar foi o primeiro a falar na entrevista e apresentou o enorme avanço conquistado na saúde, principalmente nos últimos dois anos, quando substituiu o vice-prefeito com a missão de erradicar o clientelismo no setor, prática constante na gestão 2013 a 2016 e também no início da atual gestão quando o vice-prefeito comandava a pasta.
“Para nós, trabalhar com um prefeito como o Enivaldos dos Anjos é uma grande honra, ele dá espaço pra gente trabalhar, traz apoio e recursos e não aceita acepção de pessoas. Tudo é feito com transparência e até os atendimentos que são questionados pelo vice-prefeito, são atendimentos aprovados pela Câmara Municipal e sempre em benefício de quem precisa”, observou.
Hospital do câncer
Das muitas conquistas obtidas pelo setor de saúde em prol da população local e regional, Enivaldo e Elcimar destacaram o “hospital do câncer”, na verdade, uma unidade do Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares, que está sendo instalada no prédio da antiga concessionária Fiat, na saída para Mantena.
Eles destacaram que o hospital vai ajudar a reduzir um dos últimos gargalos da saúde na região, que é o tratamento do câncer e ainda trará um plano de saúde capaz de dar resposta rápida e local às demandas dos servidores municipais e da população em geral.
“Da parte do município está tudo ok, agora, a direção do Bom Samaritano vai promover as reformas necessárias no imóvel da antiga Fiat e, acreditamos que no início de março o hospital esteja atendendo a população de Barra de São Francisco e região ” disse o prefeito.
Procon
Sobre a atuação do Procon Municipal, Elcimar e Enivaldo deixaram claro que não existe perseguição a nenhum empresário e que o objetivo é a saúde da população. O prefeito chegou a lembrar que o governador Renato Casagrande almoçou em um restaurante que, este ano, acabou interditado por falta de higiene e elogiou o trabalho do secretário Maurício Vieira dos Santos Marins à frente do órgão e também a atuação da Vigilância Sanitária.
“Não podemos aceitar que supermercados tenham baratas passeando entre os pães, que vendam produtos vencidos, carne estragada, nossa população não merece isso e vamos continuar zelando pela saúde geral”, assegurou Enivaldo.
Trânsito
Outro assunto que teve muitas perguntas dos ouvintes foi sobre o trânsito da cidade, que tem passado por momentos difíceis, principalmente devido à falta de vagas de estacionamento. O prefeito recordou que, há 30, 40 anos, era possível identificar pela placa de quem era o carro.
“Na época eu ficava pensando que um dia o município ia crescer e isso não seria mais possível. Hoje, essa situação é visível, nosso município está se desenvolvendo acima da média do país, e muitos construíram prédios sem se preocupar em oferecer estacionamento. Implantamos o estacionamento rotativo, que é uma clara demonstração de progresso. Temos mais carros do que vagas, mas tivemos que reestruturar porque muitos comerciantes e funcionários de lojas vinham para o centro da cidade, estacionavam seus veículos em frente ou próximos de suas lojas, antes do pessoal que fazia a cobrança chegar e só retiravam depois que eles iam embora, mas acabavam prejudicando o comércio em geral. Agora, estamos reformulando e esperamos que, com apoio da CDL, possamos trazer de volta o rotativo e, com a renda direcionada para a Apae.”
O prefeito e seu secretário responderam ainda a muitos outros questionamentos que podem ser ouvidos na entrevista, e encerraram com um convite à população para celebrar o Natal no centro da cidade com a decoração natalina e uma ceia que será oferecida a todos na noite de Natal, além do almoço no Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, que já serviu milhares de refeições à população carente desde a sua abertura, em 2021, auge da pandemia de Covid-19.

Comente este post