As eleições estão muito apertadas em vários municípios capixabas, com acirramento não apenas das disputas, mas dos cabos eleitorais nas ruas. Em nenhum município, entretanto, há maior potencial para problemas de segurança quanto em Baixo Guandu, onde ninguém tem certeza de quem vence o pleito deste domingo (6): se o atual prefeito, Lastênio Cardoso (MDB), ou o ex-prefeito Neto Barros (PP).
Esse clima se reflete nlo comportamento das equipes de propaganda de rua. Nesta sexta-feira (4), grupos vestidos de azul (Neto) e de amarelo (Lastênio) se enfrentaram com agressões nas ruas centrais da cidade. Naquela madrugada, equipes da campanha de Lastênio, tendo a própria filha do prefeito à frente, abortaram a distribuição de uma publicação, aparentemente apócrifca, que estava sendo jogada embaixo das portas dos comércios.
Isso porque, em meio a notícias gerais, a publicação, que seria uma edição do jornal “O Diário”, que teria sede em Aracruz, trazia na capa uma informação altamente lesiva à imagem do prefeito Lastênio. Foi até registrado um boletim de ocorrência, ainda na madrugada, no site da Polícia Civil denunciando o que teria sido uma apreensão arbitrária, cujas imagens foram amplamente distribuídas em aplicativo de troca de mensagens.
As redes sociais estão sendo o campo onde um e outro grupo tentam ganhar espaço, e proliferam as imagens dos conflitos. Neste sábado, durante a manha, a movimentação transcorria sem grandes intercorrências nem conflitos. (Da Redação)
Comente este post