O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) será novamente convidado a enviar representante para dar informações à Assembleia Legislativa sobre a situação das rodovias federais do Espírito Santo, especialmente sobre as BRs 101, 259, 262 e 342, mas também sobre as rodovias 381 e 482, que são mantidas pelo Estado.
O anúncio foi feito pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) ao final da reunião conjunta com a Comissão de Infraestrutura, na manhã desta segunda-feira (26), no plenário Dirceu Cardoso, com a presença de representantes da Procuradoria-Geral da República, da Polícia Rodoviária Federal, do Governo do Estado e de municípios cortados pela BR-101, na Região Metropolitana, no Sul e no Norte do Espírito Santo.
AUSÊNCIAS
Presidente da Comissão de Infraestrutura, o deputado Alexandre Xambinho (Podemos) também lamentou a ausência de representantes da Eco101 e do DNIT e disse ter esperança de que, mediante um novo convite, as duas instituições compareçam à próxima reunião conjunta das duas comissões.
O deputado Lucas Polese (PL) também participou do encontro e disse que “o DNIT parece não dar importância ao tema”, ao criticar a ausência do órgão no debate sobre as rodovias federais.
O superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Wemerson Pestana, destacou que o Estado Presente está desenvolvendo, junto com a PRF, uma campanha específica para a redução de mortes no trânsito, que hoje superam, no Espírito Santo, as mortes por homicídios.
“Geralmente, são jovens de 19 a 29 anos, justamente os que estão na fase mais produtiva da vida. Precisamos da conscientização dessas pessoas. As obras de infraestrutura também são importantes, porque a letalidade diminui substancialmente nas rodovias duplicadas em relação às simples, pela redução das colisões frontais”, disse Pestana.
MUNICIPALIZAÇÃO
Representantes dos municípios lamentaram a ausência da Eco101 e do DNIT no encontro, pois buscavam informações sobre a duplicação da Rodovia Governador Mário Covas em trechos críticos, como entre Iconha e Rio Novo do Sul, bem como melhores condições de acesso em algumas regiões.
O vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorot, trouxe vereadores do município junto consigo e denunciou que “não houve nenhuma evolução do contrato de duplicação da BR-101 no Norte do Estado”. Linhares demanda, a exemplo de Serra, que foi representada pela secretária de Obras, Izabela Biancardi Roris, a municipalização dos trechos urbanos da BR-101.
“Precisamos fazer intervenções no trecho que atravessa o município, mas o processo de municipalização é lento e prejudica as ações da Prefeitura, bem como os usuários”, disse Izabela. “A gente vai falar com o DNIT e eles dizem que é com a concessionária, vai falar com a Eco101 e eles dizem que não está no contrato. É sempre esse jogo de empurra”.
Uma informação que se destacou durante as falas dos convidados veio do subsecretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Ricardo Iannotti, sobre a duplicação da BR-262.
“Essa é a obra mais certa na infraestrutura do Estado nos próximos anos, porque é dinheiro da repactuação das indenizações pelo desastre de Mariana. O trecho de Vitória a Venda Nova do Imigrante começa em 2026 e será concluído em seis anos”, disse Ricardo.
Ao final, as Comissões de Finanças e de Infraestrutura deliberaram sobre a mobilização da bancada federal para apoio político à causa das rodovias federais do Estado, inclusive sobre aquelas projetadas e que ainda não têm qualquer iniciativa de construção. (Da Redação com assessoria)
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