Usiel Carneiro de Souza*
Talvez possa parecer que o que está acontecendo comigo seja um conflito político ideológico. Andei refletindo sobre isso e a igreja que formamos atualmente, o que levou-me a entender que realmente não se trata disso.
Somos uma igreja para além desses recortes. Temos no centro de nossa fé o Evangelho de Jesus. Evangelho que acabou sendo misturado e contaminado com manias, costumes e tradições religiosas na mente de muitos, levando-os a se referirem ao Evangelho, mas tendo em mente o que lhes convenceram ser o Evangelho (e sobre isso desejo escrever em outro momento).
Ao ponto de alguns chegarem a estranhar e combater atitudes inspiradas e orientadas pelo Evangelho, como se não o fossem.
Somos uma igreja em que cada membro tem o direito à sua posição político-partidária e aprende o dever de amar e respeitar o irmão que está em outra posição.
Temos pessoas de direita e de esquerda. Temos conservadores, liberais e progressistas. Somos diversos. Não aceitamos incompatibilidade entre posição política e fé cristã. Cristãos podem ser de direita ou de esquerda.
Somos uma igreja que tem consciência de que o pecado não está lá fora, no mundo, mas na vida de todo ser humano. Somos todos pecadores. Assim, rejeitamos o julgamento, nutrimos a humildade e aprendemos a dependência do amor e da graça divina.
Em nossa igreja, pastor não é celebridade e não recebe honras. Pode ser repreendido e suas palavras podem ser contestadas, ao contrário do que me acusam os que me perseguem.
Em nossa igreja valorizamos a mesa, as pessoas. Nossos cultos são encontros com Deus e uns com outros. Pois quem não se encontra e celebra a vida com aquele que vê, como pode fazê-lo com Aquele a quem não se pode ver? – parafraseando 1 João 4.20.
Logo, não se trata de um conflito entre direita e esquerda ou outro qualquer. Trata-se, sim, de um conflito produzido e nutrido por religiosos radicais e sem ética. Essa é a verdade.
Precisava esclarecer isso, pois afirmei que sou um democrata mais à esquerda. E alguns poderiam pensar que isso faça da IBPC uma igreja à minha imagem. A IBPC é uma comunidade livre para pensar e serva do Evangelho.
* Usiel Carneiro de Souza é teólogo, administrador e pastor da Igreja Batista da Praia do Canto (Vitória – ES)
Comente este post