Pelo menos 70 policiais civis e militares em 22 viaturas fecharam Vila Valério e localidades próximas na madrugada desta sexta-feira (19), no Norte do Estado, na Operação Apocalipse visando ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão.
O objetivo é alcançar homicidas e traficantes que se escondem ou atuam na região. A cidade é estratégica na ligação entre cidades de forte atuação do tráfico de drogas, conectando a região da BR 101 ao Noroeste do Estado.
Com 14 mil habitantes, grande produção de café conilon, Vila Valério atrai muitas pessoas de outras regiões do País ma época da colheita, a exemplo de municípios vizinhos como Linhares, Sooretama, Rio Bananal, Governador Lindenberg, São Gabriel da Palha e Jaguaré.
PRISÕES
Até por volta das 8 horas, dez alvos ja haviam sido alcançados e presos, segundo o superintendente regional Norte da Policia Civil, delegado Fabrício Dutra.
A AISP 22 (Area Integrada de Segurança Pública), formada por Jaguaré e Vila Valério, teve aumento de 25% no número de homicídios em 2025 em comparação com 2024.
Com 45.495 habitantes, a área destoa dos números da Região Integrada Norte (RISP) , que reduziu 13% nos homicídios. Até esta quinta-feira, a Area 22 teve 10 homicídios, ante oito no ano passado, com uma taxa de 21,98 homicídios por 100 mil habitantes.
O RISP Norte do Programa Estado Presente, que vai de Fundão a Pedro Canário, é dividida em quatro áreas. Somente a de Jaguaré e Vila Valério tem alta nos homicídios.
Interligada a ela, a Area 12 (Linhares, Rio Bananal e Sooretama) está com os mesmos 49 homicídios de 2024, com elevações em Rio Bananal (de um para quatro) e Sooretama (de sete para nove).
Entretanto, desde a operação que prendeu oito traficantes de Sooretama, o município cessou os homicídios – há 72 dias. Em Rio Bananal, há forte presença do tráfico, com ligações ao Comando Vermelho, do Rio de Janeiro.(Da Redação)
Comente este post