O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou nesta terça-feira (06) a lista dos 3.500 selecionados na primeira fase do programa CNH Social 2025. O programa, que garante a gratuidade em todo o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, contemplou 43 moradores de Barra de São Francisco nesta etapa.
A lista completa dos selecionados está disponível no site oficial do órgão (www.detran.es.gov.br). Os aprovados devem realizar a matrícula on-line até o dia 20 de maio de 2025, preenchendo o formulário disponível na aba “CNH Social”. Após esse procedimento, é necessário comparecer à autoescola indicada para dar início ao processo de habilitação.
A edição de 2025 atraiu 82.642 inscritos, o segundo maior número desde a criação do programa. Foram disponibilizadas 3.500 vagas para candidatos que desejam obter a primeira habilitação ou realizar adição e mudança de categoria.
Depois de efetuar a matrícula on-line, o candidato tem o prazo de 15 dias corridos para procurar a autoescola indicada e abrir o processo de habilitação. Em seguida, terá mais 30 dias corridos para comparecer a uma unidade do Detran|ES, realizar a coleta biométrica e os exames médicos e psicológicos. A partir da abertura do processo na autoescola, o beneficiário terá até 12 meses para concluir todas as etapas exigidas. O não cumprimento desses prazos resultará na desclassificação do candidato, que ficará impedido de participar de novas edições do programa por até cinco anos, conforme o caso.
Os candidatos que não foram contemplados nesta fase ainda terão a chance de serem convocados por meio da chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 07 de julho de 2025, às 12h, no site do Detran. Essa etapa tem como objetivo preencher vagas eventualmente não ocupadas devido à desclassificação de candidatos da lista principal.
Entre os benefícios garantidos aos contemplados estão a gratuidade nas aulas teóricas e práticas, nos exames médicos, psicológicos e, quando necessário, toxicológicos (para as categorias D e E). O candidato poderá realizar até três tentativas de aprovação nos exames e, caso reprove na prova prática, poderá contar com duas aulas extras. Em caso de faltas em provas ou aulas, os custos de remarcação ou reposição serão de responsabilidade do próprio candidato. (Da Redaçao com Detran|ES)
CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA DE SELECIONADOS
Comente este post