
Os moradores dos 13 municípios do Sul capixaba, sob decreto de estado de emergência em função das chuvas da semana passada, estarão isentos de taxas de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e da documentação de seus veículos.
A decisão do Detran foi comunicado pelo governador Renato Casagrande (PSB) em seu perfil do X (ex-twitter). E quem precisar do certificado de registro do veículo não vai precisar fazer vistoria. Essas medidas valem ppr 60 dias.
RECONSTRUÇÃO
Passado o pior momento, chegou a hora da reconstrução. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que não há atualizações relevantes desde o último Boletim Extraordinário emitido às 11h da manhã de quarta-feira(28).
Com a redução das chuvas, não há alertas de risco hidrológico ou geológico ativo no momento. Sendo assim, o Boletim Extraordinário e o Boletim Meteorológico serão atualizados uma vez ao dia.
As equipes do Corpo de Bombeiros prosseguem atuando nos municípios acometidos pelas chuvas, juntamente com outros órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
O número de mortos pelas chuvas ficou mantido em 20 pessoas, sendo 18 em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. Existem, ainda, dois desaparecidos: um em Mimoso e outro em Apiacá.
As chuvas nas últimas 24 horas se deslocaram para o Norte do Estado. Os rios do Sul baixaram.
Registros da Agência Nacional de Águas informam que, no pico da enchente, o rio Itabapoana, que devastou Bom Jesus e Apiacá, chegou a estar sete metros acima do nível normal.
Em Mimoso do Sul, o rio Muqui, que transbordou possivelmente em função de tromba d’água na sua cabeceira, na serra que limita o município com Alegre (que também foi atingido com cheia do rio Alegre), também já recuou para a cota de atenção, segundo o boletim Alerta! da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Nesta sexta-feira da Paixão a previsão é de chuvas esparsas em quase todo o Espírito Santo, com maior inteligência de até 50 milímetros no Centro Sul do Estado, o que inclui a região impactada pela tragédia há uma semana.
O número de desalojados permanece alto, enquanto o poder público mobiliza recursos para a reconstrução. São 20.019, assim distribuídos: Mimoso do Sul – 5 mil; Apiacá – 4 mil; Bom Jesus do Norte – 3.470; Alegre – 2.324; Vargem Alta – 391; Muniz Freire – nove. (Da Redação)
Comente este post