
A professora Delma do Carmo Ker e Aguiar, será novamente a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Barra de São Francisco. Ela foi escolhida ontem, 26, pela comissão que realizou a eleição da lista tríplice e teve seu nome homologado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) nesta quarta-feira, 27.
Delma foi secretária municipal de Educação durante quase 3 anos da gestão de Alencar Marim (Podemos) e seu trabalho foi referendado pelos colegas de profissão, que lhe deram 80 votos na eleição, superando as duas concorrentes, Magda Resende e Laucenir Alves, que foram as mais votadas entre os cinco candidatos inscritos para a eleição direta, ocorrida na última quinta-feira, 21, no auditório da pasta, no antigo Colégio Santa Teresinha.
O prefeito Enivaldo dos Anjos destacou que a nova secretária terá um trabalho muito árduo nos próximos meses, devido à pandemia da Covid-19, que está interferindo de forma muito forte na retomada das aulas em todo o país.
“No momento estamos sem condições de fazer um planejamento de projetos como o da educação em tempo integral, uma das nossas metas e mesmo, da retomada das aulas, devido a essa pandemia”, informou Enivaldo.
“Eu fiquei muito feliz pela participação de todos os cinco candidatos que se inscreveram e dos votantes. Numa eleição em que o voto não é obrigatório, tivemos 65% de comparecimento espontâneo. Isso é uma demonstração de que os educadores queriam participar e cumprimos nosso objetivo”, disse Enivaldo.
O prefeito também agradeceu às integrantes da lista tríplice: “Quero agradecer às três integrantes da lista tríplice, que se empenharam em desenhar um projeto para a Educação. A comissão decidiu pela Delma e espero que ela seja bem sucedida, mas tanto a Magda quanto a Laucenir demonstraram que estavam também em condições de ocupar o cargo. Agora, vamos todos juntos contruir a educação que sonhamos para Barra de São Francisco”.
Dos Anjos salientou ainda que a previsão de volta às aulas na rede municipal de ensino seguirá o calendário estadual. “O que o Estado definir, nós vamos seguir, até porque não adianta querer fazer diferente. Até mesmo a questão da volta das aulas presenciais será decidida de acordo com a Secretaria Estadual de Educação”, observa o prefeito.
A previsão de volta às aulas é para o dia 8 de fevereiro, mas o prefeito disse que essa data não está garantida e nem o modelo que será utilizado: presencial, semipresencial ou à distância.
A secretária Delma Ker já havia adiantado à nossa reportagem que seu foco será na continuidade do trabalho desenvolvido na gestão anterior e reconhecido por quase a metade dos votantes na eleição direta.
Sua principal bandeira é manter o crescimento dos alunos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2019 mostrou os melhores resultados do município em todos os tempos. Ela trouxe para Barra de São Francisco a experiência de 12 anos na Secretaria de Educação de Mantenópolis, município vizinho.
Delma, 48 anos é casada e mãe de dois filhos. Educadora há cerca de 30 anos, possui experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo. Também tem experiência na coordenação e foi professora em nível universitário.
Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar, Delma nasceu em Ferruginha, distrito de Conselheito Pena (MG) e, atualmente, está cursando mestrado. Seu plano de trabalho está focado na qualidade do ensino público oferecido aos alunos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhadas com as tecnologias do novo momento.
Eleição histórica
Em uma eleição histórica – foi a primeira vez que um secretário municipal foi escolhido por meio de voto – participaram 204 dos 310 eleitores aptos. Dois votos foram nulos, portanto, 202 votos válidos. (Weber Andrade com Secom/PMBSF)
Comente este post