
A escolha do comando das comissões de Justiça e de Cultura foi definido durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10. O colegiado de Justiça permanece sob a condução dos deputados Gandini (Cidadania), presidente, e Vandinho Leite (PSDB), vice. Já a Comissão de Cultura será presidida pela deputada Iriny Lopes (PT) e terá como vice o deputado Gandini. A composição vale para este biênio.
A Assembleia Legislativa possui 16 comissões permanentes. Estava pendente a definição apenas das comissões de Justiça e Cultura, já que os outros 14 colegiados já haviam decidido a composição. (Veja mais abaixo todas ois presidentes e vices das comissões)
A definição dos membros dos colegiados e a escolha do presidente e vice são fundamentais para o processo legislativo, já que são esses grupos que analisam os projetos que tramitam na Casa. A Comissão de Justiça, inclusive, é considerada uma das mais importantes porque cabe a ela a análise inicial de praticamente todas as matérias do Legislativo, visto que ela analisa a constitucionalidade das propostas.
A Comissão de Infraestrutura permanece sob o comando de Marcelo Santos (Pode), tendo como vice Alexandre Xambinho (PL). O colegiado de Agricultura também continua a ser presidido pela deputada Janete de Sá (PMN), o vice é Marcos Garcia (PV).
Três colegiados que também seguirão com os mesmos presidentes são Ciência e Tecnologia; Turismo e Desporto; e Cooperativismo. O primeiro terá Alexandre Xambinho e Janete de Sá; já o segundo, Carlos Von (Avante) e Torino Marques (PSL); o terceiro, Pr. Marcos Mansur (PSDB) e Doutor Hudson Leal (Republicanos).
Mudanças
Outra comissão que realizou eleição foi a de Educação, que passa a ser chefiada pelo deputado Bruno Lamas (PSB), tendo como vice Coronel Alexandre Quintino (PSL). Apenas Sergio Majeski (PSB) votou contra a chapa.
O deputado Luiz Durão (PDT) vai comandar a Comissão de Segurança, tendo como vice-presidente o Coronel Alexandre Quintino. Os deputados Delegado Danilo Bahiense (sem partido) e Capitão Assumção (Patri) se manifestaram de forma contrária à chapa. Bahiense argumentou que entendia que um dos três parlamentares que fazem parte do colegiado e são oriundos das forças de segurança deveria presidi-lo.
CPIs
Os deputados Adilson Espindula (PTB) e Marcos Garcia foram indicados pelo líder do Bloco Parlamentar Dary Pagung (PSB) para as vagas abertas nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Sonegação e das Licenças. Essas vagas eram dos deputados Enivaldo dos Anjos (PSD), eleito prefeito de Barra de São Francisco, e Euclério Sampaio (DEM), prefeito de Cariacica. Após as indicações houve eleição da CPI da Sonegação e Marcelo Santos vai ocupar a presidência, tendo como vice Alexandre Xambinho.
Suplência
O deputado Sergio Majeski (PSB) solicitou a retirada do nome dele de todas as comissões para as quais foi indicado como suplente.
Todas as comissões
Comissão de Agricultura
Janete de Sá (PMN) – presidente
Marcos Garcia (PV) – vice-presidenteComissão de Assistência Social
Marcos Garcia (PV) – presidente
Doutor Hércules (MDB) – vice-presidenteComissão de Cidadania e Direitos Humanos
Luciano Machado (PV) – presidente
Bruno Lamas (PSB) – vice-presidenteComissão de Ciência e Tecnologia
Alexandre Xambinho (PL) – presidente
Janete de Sá (PMN) – vice-presidenteComissão de Cooperativismo
Pr. Marcos Mansur (PSDB) – presidente
Doutor Hudson Leal (Republicanos) – vice-presidenteComissão de Cultura
Iriny (PT) – Presidente
Gandini (Cidadania) – ViceComissão de Defesa do Consumidor
Vandinho Leite (PSDB) – presidente
Delegado Danilo Bahiense (sem partido) – vice-presidenteComissão de Educação
Bruno Lamas (PSB) – presidente
Coronel Alexandre Quintino (PSL) – vice-presidenteComissão de Finanças
Freitas (PSB) – presidente
Marcelo Santos (Pode) – vice-presidenteComissão de Infraestrutura
Marcelo Santos (Pode) – presidente
Alexandre Xambinho (PL) – vice-presidenteComissão de Justiça
Gandini (Cidadania) – Presidente
Vandinho Leite (PSDB) – vice
Comissão de Meio Ambiente
Dr. Rafael Favatto (Patri) – presidente
Bruno Lamas (PSB) – vice-presidenteComissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas
Delegado Danilo Bahiense (sem partido) – presidente
Capitão Assumção (Patri) – vice-presidenteComissão de Saúde
Doutor Hércules (MDB) – presidente
Dr. Emilio Mameri (PSDB) – viceComissão de Segurança
Luiz Durão (PDT) – presidente
Coronel Alexandre Quintino (PSL) – vice-presidenteComissão de Turismo
Carlos Von (Avante) – presidente
Torino Marques (PSL) – vice-presidenteCPI da Sonegação
Marcelo Santos (Pode) – presidente
Alexandre Xambinho (PL) – vice-presidente
(Weber Andrade com Webales)
Comente este post