O Ministério Público Federal denunciou o prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o Daniel da Açaí, e mais 12 pessoas por organização criminosa, com base em investigação da Polícia Federal que apurou o desvio de quase R$ 50 milhões do erário desde 2015, por meio de licitações fraudulentas. O órgão solicitou também à Justiça Federal o afastamento do chefe do Executivo.
Em documento de 76 páginas, o procurador regional da República Carlos Aguiar enumera os crimes atribuídos a cada um dos 13 indiciados e salienta que as pessoas, eventualmente, ainda não denunciadas não estão isentas de sê-lo no futuro. A prioridade, no entanto, está no grupo dos 13, que compõem a liderança das fraudes.
Foram denunciados CAIO FARIA DONATELLI, CESAR DE LIMA DO NASCIMENTO, CILMAR QUARTEZANI FARIA, DANIEL SANTANA BARBOSA, GUSTAVO NUNES MASSETE, JOÃO DE CASTRO MOREIRA, LUANA ZORDAN PALOMBO, MAURÍCIA MACIEL PEÇANHA, ORLANDO BONA, PAULO CESAR OLIVEIRA GAMA, ROGÉRIO DE CASTRO, YOSHO SANTOS e WAGNER ROCK VIANA.
No relatório, como fatos novos, o procurador cita novas investigações e transcrição de manifestação gravada em vídeo em que Daniel ataca a instituição e tenta intimidar agentes públicos, bem como exonera, tão logo reassumiu o cargo, de dois servidores que foram testemunhas-chave no inquérito que tem como relator o desembargador federal Marcello Granado, do Tribunal Regional Federal-2ª Região.
“Com efeito, em manifestação recente realizada na Câmara Municipal de São Mateus, ocorrida no dia 22/02/2022, às 14:50h e publicada em mídia7 , o denunciado DANIEL SANTANA BARBOSA atacou publicamente o Delegado de Polícia Federal Marcos Patrick Santos Cazelli, responsável pela condução do Inquérito nº 2020.0088767- DPF/SMT/ES e pela representação de diversas medidas cautelares em face dos investigados, ora denunciados, incluindo DANIEL SANTANA”, diz parte do relatório. (Da Redação com José Caldas da Costa)
.Conheça a denúncia na íntegra:
COTA DENÚNCIA OP MINUCIUS DENUNCIA ORCRIM
Comente este post