Em contraste com os números gerais do Estado, onde apenas 19% dos homicídios são dessa natureza, os crimes de proximidade passam de 40% das ocorrências no Norte do Estado e inflam as estatísticas da região.
O tema tem sido discutido entre as autoridades policiais e relatórios neste sentido têm sido feitos pela Superintendência Regional da Polícia Civil ao delegado-chefe José Darcy Arruda.
Por crimes de proximidade entendem-se todos aqueles imprevisíveis para a Polícia – envolvem questões pessoais, com passionalismo, vinganças, brigas por terra e bens, família, desentendimentos em ambientes sociais, dentre outros.
São, segundo uma fonte da PC, os crimes mais fáceis de apurar. Porém, incomodam por indlarem as estatísticas.
12 HOMICIDIOS
Neste último final de semana, o Estado registrou 12 homicídios entre sexta-feira (25) e às 6 horas da manhã desta segunda-feira (28).
Quatro deles foram na Região Integrada de Segurança Pública Norte, que compreende 26% da população capixaba, maa uma área territorial com extensão de 250km no sentido latitudinal.
Os quatro apurados até agora foram crimes de proximidade, mas foram encontrados dois corpos na lagoa Juparanã em Linhares que ainda não estão computados. Entretanto, já se sabe que um deles é de um menor envolvido no tráfico.
Entre o domingo e às 6 horas sa manhã desta segunda-feira (27), foram cinco homicídios no Estado e uma morte em confronto com a Polícia ontem à noite, na zona rural de Nova Venécia.
Os homicídios foram em Guarapari (dois – em Muquiçaba e Jabaraí), Alegre, Brejetuba e São Mateus.
Apesar do final de semana fora da curva, o Estado mantém boa margem de redução de homicídios em 2025: -16,6% em relação ao mesmo período de 2024. (Da Redação)
Comente este post