
“Queremos aqui parabenizar a iniciativa da prefeitura de Barra de São Francisco pela implantação do transporte gratuito para os bairros mais altos de Barra de São Francisco, uma iniciativa muito legal”, disse o coordenador regional do IBGE/Noroeste do ES, Daniel Aniceto, durante a explanação sobre os Aglomerados Subnormais de Barra de São Francisco.
O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 20.
O anúncio do transporte gratuito vem ao encontro da divulgação pelo IBGE nesta segunda-feira, para apresentar os resultados do Mapeamento dos Aglomerados Subnormais da cidade, apurados no Censo de 2022.
Os dados disponíveis em 2020 dão conta de que 13,74% da população de cerca de 45 mil pessoas do município moram nessas unidades, em terrenos de propriedade alheia (pública ou privada), em geral caraterizados por padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas restritas à ocupação.
Aniceto falou da importância de se identificar esses aglomerados para que possam ser formuladas políticas públicas como essa do transporte gratuito para os bairros mais alto e onde estão a maioria das pessoas com hipossuficiência financeira.
“Precisamos da colaboração de toda a sociedade para identificarmos e ajudarmos o poder público a buscar soluções para os problemas desses aglomerados”, disse.
Por fim, mostrando estar antenado com tudo o que acontece no município, Aniceto falou da perspectiva da chegada das ferrovias que estão sendo traçadas para passar por Barra de São Francisco e prevê que elas deverão trazer muitas coisas boas para o município.

Colina e Estrela são dois morros altos, cujos moradores precisam se deslocar com alta declividade. “Eles descem para trabalhar e fazer compras no comércio e têm que subir à pé, carregando peso. Muitos já são de idade adiantada. Então, decidimos criar esse serviço”, acrescentou o prefeito.
Para se beneficiar, os moradores precisam fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, onde receberão uma carteirinha de transporte gratuito. O contato para cadastro pode ser feito pelo telefone 27 3756-8000 ramal 2076. “Vamos começar no feriado de finados para quem quiser descer para visitar o cemitério”, avisou Enivaldo.
São 25 horários de ida e volta para os dois bairros começando às 6h30 e terminando às 18h40.
O sistema será ajustado de acordo com a necessidade. (Da Redação)
Comente este post