Você certamente já observou em algum momento esta árvore pelo caminho. Caso não tenha notado ainda aproveite, pois agora é o período ideal. Entre os meses de outubro a dezembro o flamboyant muda paisagens ao redor do Brasil devido à floração.
Devido à beleza o flamboyant é considerado uma das árvores mais bonitas do mundo, não à toa é muito utilizadao no paisagismo.
De longe as flores vermelhas, alaranjadas ou amarelas se destacam, mas a beleza não se restringe ao colorido. O flamboyant chama atenção devido ao formato e também tamanho, em média atinge os 10 metros de comprimento e a copa impressiona por ser como um guarda-chuva robusto.
Em Barra de São Francisco existem vários flamboyants espalhados pela cidade. No quintal da residência do falecido Ozéias Rezende, na Vila Landinha, bem em frente à entrada para a Vila Miniguite, um exemplar bem antigo divide espaço com uma acácia também florida neste novembro.
Entrando na estrada para a Vila Miniguite, logo à frente, no Quintal do Américo, local que serve de bar e residência familiar, outro exemplar bem antigo espalha sua copa e promove uma enorme sombra para quem frequenta o local.
Logo após a publicação dessa matéria, o empresário do ramo de bar, Reginaldo Lopes, o Regin, enviou uma foto do flamboyant do seu quintal, também na Vila Miniguite. “Adorei a matéria, há muito tempo que eu queria saber mais informações sobre essa árvore”, elogiou.

Apesar de ser facilmente encontrada no Brasil esta árvore não é nativa do nosso país. O flamboyant tem origem na ilha africana de Madagascar e foi trazida ao nosso território no século 19. Uma curiosidade é que o flamboyant é considerado a árvore símbolo de Porto Rico, mesmo não sendo originário do local.
Um dos motivos dessa espécie ser considerada comum, por exemplo, na região Sudeste, é que ela se adaptou muito bem ao clima tropical. De porte grande, consegue se desenvolver em diferentes tipos de solo, e para crescer exuberante precisa de bastante sol.
As flores vermelhas são as mais populares e conhecidas, mas pode apresentar ainda um colorido mais claro e em outras tonalidades. O nome da espécie é francês e significa flamejante, justamente devido ao colorido intenso. Tem frutos marrons em formato tipo vagem que podem ultrapassar os 40 cm.
Mas antes de plantar essa árvore é preciso ficar atento ao tamanho do espaço. O flamboyant necessita de áreas grandes, pois assim como os galhos se alongam as raízes seguem o mesmo fluxo. Por isso não é indicado plantar essa espécie em calçadas estreitas e áreas pequenas. (Da Redação com Wikipédia)
Comente este post