
Entre esta sexta-feira (25) e o domingo (27), o Espírito Santo se tornará o centro de discussões globais sobre sustentabilidade, tecnologia e economia com a realização do Horasis Global Meeting 2024, que acontece pela primeira vez na América Latina e vai reunir mais de 400 líderes globais de 37 países na Cidade da Inovação, em Vitória, para debater temas como inovação tecnológica, macroeconomia e agenda ESG (ambiental, social e governança).
Com o tema “Construindo Pontes para o Futuro”, o encontro contará com a presença lideranças políticas e econômicas, como ex-chefes de Estado, ministros e empresários de renome internacional. Entre os confirmados estão Rosalia Arteaga, ex-presidente do Equador, e Hichen Mechichi, ex-primeiro-ministro da Tunísia, além de outros líderes da esfera política e empresarial.
A programação do evento promete discussões de alto nível e começa na sexta-feira (25), com a abertura oficial às 9h30, seguida pela plenária sobre Perspectivas Econômicas Mundiais, que abordará os desafios e as oportunidades do cenário econômico global até 2025.
Entre os participantes, estão Yves Leterme, ex-primeiro-ministro da Bélgica, e Claude Béglé, presidente da SymbioSwiss, organização sediada na Suíça com alcance global.
ACORDO DE MARIANA
O governador Renato Casagrandem, do Espírito Santo, que era esperada na abertura oficial, será representado pelo vice-governdor Ricardo Ferraço. No mesmo horário, Casagrande estará em Brasília assinando o acordo para reparação integral e definitiva dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), provocando a maior tragédia ambiental do Brasil, em 2015.
O acordo também contará com a assinatura do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do Governo de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil. O detalhamento dos valores recebidos pelos Espírito Santo e a destinação dos recursos serão informados após a assinatura
Ainda no primeiro dia do Horasis 2024, sessões paralelas abordarão temas como inteligência artificial, capitalismo na agenda ESG e investimentos no Brasil. A tarde será marcada por discussões sobre infraestrutura segura, modelos de IA e as metas ESG do Espírito Santo, com uma plenária dedicada a apresentar o Estado em um exemplo de liderança sustentável no país.
No sábado (26), entre os destaques estão os painéis sobre cooperação e investimentos no Brasil, com sessões dedicadas à liderança, indústria 4.0 e pontes para diminuição da pobreza. Nomes como Michael Brown, senador do distrito de Columbia (EUA) e Benjamin J. Butler, futurista representante da Embaixada do Futuro, estão confirmados.
O encerramento, no domingo (27), abordará temas como o impacto da digitalização na África, fechando com recomendações do B20 para o evento, fortalecendo o vínculo entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
“Como comunidade global, atualmente enfrentamos uma série de desafios ambientais, econômicos e sociais importantes. Por isso, a colaboração e a cooperação entre nossos líderes mundiais são mais importantes do que nunca”, afirmou o presidente do Horasis, Frank-Jürgen Richter.
O Horasis Global Meeting já foi realizado em países como Portugal e Inglaterra, e a escolha do Espírito Santo como sede reflete o potencial do Espírito Santo como hub internacional de negócios, com forte compromisso com práticas ESG e crescimento econômico sustentável.
Confira a programação:
https://bit.ly/Programacao_HorasisGlobalMeeting
Serviço:
Horasis Global Meeting
Data: 25 a 27/10 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Cidade da Inovação – Ifes (Av. Anísio Fernandes Coelho, 1260 – Jardim da Penha, Vitória – ES).
Petrocity, Portocel, Macro e Vports abrem ciclo de palestras do Horasis Global
Comente este post