Até a última sexta-feira, 23, Barra de São Francisco ainda não tinha registrado sequer um homicídio em 2024. No entanto, neste final de semana, três mortes por arma de fogo colocaram o município, ao lado de Colatina, entre os que mais registraram mortes na Região Noroeste do Estado.
Em relação ao mesmo período de 2023 (de 1º de janeiro a 25 de fevereiro), Barra de São Francisco tem, agora, um aumento de 200% no número de homicídios. Foi apenas um em 2023, e já são três em 2024. Colatina também teve três homicídios este ano, mas em 2023 foram sete no mesmo período, o que significa que a maior cidade da região reduziu em 58% suas ocorrências.
A região Noroeste, composta por 29 municípios, entretanto, até o momento é que que mais reduziu o índice de homicídios este ano: 15 em 2024 contra 27 em 2023, uma redução de -44,4%. Foram três em Barra de São Francisco e Colatina, seguidos de Água Doce, Ecoporanga e Montanha com dois, e Mantenópolis, Nova Venécia e São Gabriel da Palha com um em cada.
VERMELHA
No último sábado, 24, uma confusão entre um taxista e um suposto motorista de aplicativo levou este último à morte no distrito de Monte Sinai (Vermelha). Segundo informações passadas à nossa reportagem, o taxista, um senhor idoso e bastante antigo no distrito, teria sido ameaçado de morte pelo motorista de aplicativo e decidiu se antecipar, atirando nele.
Fontes do TNL contam ainda que o motorista de aplicativo teria sido abordado recentemente pela Polícia Militar, após denúncia de que estaria trabalhando de forma irregular e ainda com a documentação do veículo também irregular.
“Após essa abordagem da polícia, o motorista de aplicativo andou falando que teria sido denunciado pelo taxista e iria matá-lo”, conta a fonte.
De acordo com registros da guarnição da Polícia Militar que atendeu à ocorrência, o crime ocorreu no início da noite de sábado, no bar do Neném, em Monte Sinai. Testemunhas disseram aos policiais que os dois homens estariam embriagados quando se desentenderam e que o taxista Renildo Antunes Ferreira disparou um tiro de calibre .22 contra o tronco da vítima, conhecida na região como “Saulo”.
A vítima chegou a ser socorrida por uma ambulância e levada com vida para o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, onde se identificou como Valdinei Borges dos Santos, porém, não apresentou nenhum documento. Pouco depois de chegar ao hospital, “Saulo” morreu em função do ferimento a bala.
Os policiais militares que atenderam à ocorrência fizeram buscas pelo suspeito de efetuar o disparo, mas não o encontraram, nem ao seu veículo.
GUERRA DO TRÁFICO
Por outro lado, a guerra do tráfico levou dois jovens à morte no bairro Colina – uma delas já perto do Nova Barra. Os dois jovens foram mortos a tiros e, até o momento, não foram localizados os autores dos crimes. (Da Redação)
Veja também
Guerra do Tráfico: jovem baleado no bairro Colina morre no hospital em São Mateus
Comente este post