
O Nova Venécia faz, neste domingo, às 15h, contra a Portuguesa-RJ, no estádio Zenor Pedrosa Rocha, não apenas o jogo mais importante da curta história do time cujo dono é o craque Richarlison, da Seleção Brasileira, e talvez o jogo da vida de seus atletas, mas também o jogo da esperança do futebol capixaba de voltar à Série C do Campeonato Brasileiro, depois de 14 anos da última participação – Rio Branco e Linhares em 2008.
Depois que o Real Noroeste perdeu nos pênaltis a sua disputa direta com o Caxias (RS) neste sábado, 12, em partida disputada no Rio Grande do Sul (empate de 1 x 1 em Águia Branca e de 0 x 0 na partida de volta), o Nova Venécia tem a oportunidade de passar às quartas-de-final do Brasileirão da Série D e ficar a dois jogos de levar o Espírito Santo ao próximo nível no futebol brasileiro, mas para isso terá uma “pedreira” pela frente.
Depois de um notável Campeonato Carioca, a Portuguesa-RJ alimenta o sonho de tornar-se a quinta força do Rio em lugar do América. No primeiro jogo, disputado na Ilha do Governador, o time carioca venceu por 2 a 1 e, por isso, poderá empatar neste domingo, pelas oitavas, que reúne as 16 melhores equipes do campeonato deste ano, e classificar-se entre os oito melhores nas quartas-de-final.
Se o Nova Venécia ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Se o time capixaba ganhar por dois gols de diferença, estará nas quartas-de-final e a um passo de ser um dos quatro times classificados para a Série C do próximo ano. E também já terá feito história, obtendo a melhor colocação de um capixaba na Série D – antes, a melhor posição foi do Espírito Santo, o 10º colocado em 2017.
Pênalti é loteria? Para quem entende do riscado, não. É competência. O que faltou ao Real Noroeste neste sábado em Caxias do Sul. Depois de segurar o empate no tempo normal, o time capixaba conseguiu a proeza de perder as três primeiras cobranças, enquanto os gaúchos converteram as suas e se classificaram. Das três cobranças, os capixabas chutaram duas para fora. A outra o goleiro defendeu.
Segundo o regulamento da Série D, os duelos das quartas-de-final serão definidos tomando por base a classificação das oito equipes classificadas de 1º a 8º, de acordo com a somatória de pontos de todas as fases. A partir disso, os duelos são definidos. O 1º contra o 8º, o 2º x 7º, 3º x 6º e o 4º pega o 5º. (Da Redação)
Comente este post