
Voltou a chover forte em Alegre e em toda a região do Caparaó no final da tarde e durante a noite desta sexta-feira (18), voltando a causar preocupações à Defesa Civil do município. O solo encharcado e instável, depois do temporal da última quarta-feira (16), que deixou um rastro de destruição e até morte, deixa a cidade em estado de alerta.
Os números atualizados dão conta de que 3.100 pessoas foram diretamente atingidas e tiveram danos e perdas com o temporal de quarta-feira, quando choveu 114 milímetros em menos de uma hora. Isso equivale a 10% da população do município.
Há 72 pessoas desalojadas, que estão acolhidas em casas de parentes e amigos, três estão desabrigadas e foram levadas para o Salão Decolores, da Igreja Católica, 29 residências estão interditadas. Uma pessoa morreu em meio ao temporal, o engenheiro florestal José Luiz Albani, devido à queda de um muro de contenção no limite da área do campus universitário da Ufes, atingindo sua varanda, onde ele estava.
A previsão para o final de semana é de mais chuvas. A Prefeitura divulgou um informe de que, juntamente com voluntários e a Defesa Civil Estadual, e apoio de outras prefeituras da região, tem realizado um “árduo trabalho de apoio à população”. Segundo o informe, há inúmeros pontos críticos em todo o município e a todo momento surgem novas demandas.
Para complicar ainda mais, por volta das 17 horas desta sexta houve o rompimento da rede de abastecimento de água da cidade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entrou em ação de imediato, mas levou quatro horas para reparar o dano, conseguindo restabelecer a conexão por volta das 21 horas. Algumas ruas ainda estão com acessos bloqueados.
A BR 482, que teve deslizamento de barreira entre Alegre e Cachoeiro, está com tráfego em meia pista na subida próximo ao Parque de Exposições, na chegada de Alegre, aguardando as condições do tempo melhorarem para que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) faça o reparo. (Da Redação em Vitória com informações da Secom de Alegre)
Comente este post