A frente fria deve trazer fortes chuvas e causar estragos em boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir deste domingo, 19. Na sexta-feira, 17, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ‘”perigo” para tempestades que abrange 11 Estados e o Distrito Federal.
No Espírito Santo, continua o alerta para as altas temperaturas na Região Norte e Centro-Serrana, mas há previsão de chuvas torrenciais com queda de até 100 mm por dia e ventos que podem chegar a 100 km por hora e até queda de granizo na Região Sul do Estado.
Os Estados sob aviso meteorológico de “perigo” por conta das chuvas são:
São Paulo
Rio de Janeiro
Espírito Santo (Região Sul)
Minas Gerais
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Distrito Federal
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul

Risco de alagamentos e deslizamentos de terra
Por conta dos altos volumes de chuva previstos especialmente para o Sul e o Sudeste no fim de semana, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
Os avisos do Cemaden se dividem em duas categorias: risco hidrológico e risco geológico. Enquanto os hidrológicos englobam eventos como alagamentos urbanos e inundações de pequenos córregos, por exemplo, os geológicos se referem a deslizamentos de terras e quedas de barreiras.
No Sudeste, há risco moderado para transbordamento de córregos e alagamentos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul e Centro Fluminense, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo.
Fim dos recordes de temperatura
Com a chegada da frente fria amenizando a onda de calor da última semana, a tendência é que as temperaturas fiquem mais próximas à média esperada para o período.
Nos próximos dias, algumas cidades podem enfrentar quedas bruscas de temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, a máxima deve ir de 36°C prevista para este sábado para 24°C esperados para a próxima segunda-feira (20).
No Rio de Janeiro, a expectativa é de queda de 14 graus entre sábado e segunda. No sábado, a máxima deve chegar a 42°C, enquanto na segunda não deve passar dos 28°C. (Da Redação com Climatempo e Incaper)
Comente este post