A onda de calor que atinge o Espírito Santo pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do Estado, inclusive Barra de São Francisco e entorno. O alerta da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi emitido na quarta-feira, 15, e vale para os municípios capixabas que são atendidos pela empresa.
Por causa do calor excessivo, segundo a companhia, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram uma queda acentuada.
Em Barra de São Francisco nossa reportagem constatou que o rio Itaúnas, onde a água é captada para tratamento está com menos de 20 cm de lâmina de água no centro da cidade, após a represa da Cesan e a Barragem Everaldo Bianquini também se encontra com vazão muito pequena.
O rio São Francisco, que também passa pela cidade, está com o volume de água abaixo do normal, devido ao calor.
“Pedimos à população que economize água e pratique o reúso. O alerta vale para todos os 53 municípios atendidos pela companhia. Em casos emergenciais o abastecimento está sendo complementado com caminhões-pipa”, avisou a companhia no comunicado.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) informou que a vazão atual do Rio Jucu é de 8.060 litros/segundo, se aproximando do nível considerado crítico, que é de 6.260,04 litros/segundo.
Quem tiver problema com abastecimento de água no Espírito Santo pode entrar em contato com a Cesan pelos telefones 115, 08000952305 (exclusivo para Aracruz) ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115. (Da Redação com g1 Espírito Santo)
Comente este post